Aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5613

Palavras-chave:

Adolescentes, Aprendizagem, Relação professor-aluno

Resumo

O presente estudo busca apresentar os aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores e o ideal de atuação docente construído por estes ao longo de sua trajetória escolar. A análise do questionário entregue aos estudantes de uma turma de nono ano do Ensino Fundamental aponta para a presença de três elementos mais valorizados nas relações estabelecidas com seus professores: os aspectos técnicos da profissão docente, os aspectos (inter)subjetivos e éticos desta profissão e a utilização de metodologias variadas. Desta forma, conclui-se que o ideal docente construído ao longo da trajetória escolar de estudantes adolescentes baseia-se nas manifestações de afetividade presentes nas relações estabelecidas com seus professores, aliadas à formação adequada e constante destes.

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Biografia do Autor

Patrícia Scatolin, Colégio Marista Medianeira

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim. Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Marista Medianeira.

Ivone Maria Mendes Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim/RS

Ivone Maria Mendes Silva possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2004), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2008), mestrado em Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG (2008) e doutorado em Ciências (área: Psicologia) pela Universidade de São Paulo - USP (2013). Atualmente cursa o Pós-doutorado em Educação pela USP e é professora adjunta na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim/RS, onde atua desde 2010 junto aos cursos de licenciatura em Pedagogia, Filosofia e Ciências Sociais. É também professora permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da mesma Universidade

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Publicado

30/08/2022

Como Citar

Scatolin, P., & Mendes Silva, I. M. . (2022). Aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores. Educação Em Foco, 25(46), 403–426. https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5613