Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Edição atual
Edições anteriores
Sobre
Sobre a Revista
Corpo Editorial
Ficha Catalográfica
Contato
Declaração de Privacidade
Submissões
Diretrizes para autores
Diretrizes para Dossiê temático
Processo de avaliação dos artigos
Pareceristas
2019
2020
2021
2022
2023
Notícias
TEMPLATES
Indexadores e Buscadores
Buscar
Periódicos UEMG
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 25 n. 46 (2022): Educação Em Foco
v. 25 n. 46 (2022): Educação Em Foco
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i46
Publicado:
30/08/2022
Edição completa
Editorial
Apresentação do Dossiê
Dossiê 200 Anos de Educação do Brasil
Brasil, 1822/2022:
200 anos de escolarização
Luciano Mendes de Faria Filho
8-33
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.6592
200 anos de educação para os povos do campo no Brasil:
entre conquistas e desafios
Jamile de Souza Soares, Arlete Ramos dos Santos, Claudio Pinto Nunes
34-60
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.6484
200 anos de Educação Rural no Brasil:
histórias de exclusão, abandono e discriminação
Rosa Fátima de Souza-Chaloba, Agnes Iara Domingos Moraes
61-85
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.6627
A Organização da instrução pública no início da Primeira República no Pará (1890 - 1896)
Viviane Dourado, Alberto Damasceno
86-103
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.6553
Símbolos Pátrios:
a representação de ícones nacionais no Rio Grande do Sul na Primeira República
Alessandro Bica, Maria Augusta Martiarena de Oliveira
104-132
PDF
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.6538
Exclusão na escola brasileira:
características históricas da escolarização em uma sociedade desigual (1930-1971)
Natália Gil
133-161
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.6558
Racismo estrutural e o bicentenário da independência: um olhar sobre a educação antirracista nas comunidades quilombolas
Roseane Santos Mesquita, Andréia Teixeira dos Santos, Marizete Lucini
162-187
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.6772
Artigos
Letramento multimodal e arte-educação para a educação integradora:
um estudo cognitivo e retórico do videoclipe de College Boy
Larissa de Freitas Marques Evangelista, Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues
188-227
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5880
A política de cotas na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul:
regulamentações e resultados iniciais (2013-2018)
Joelma Evangelista, Anielise Mascarenhas Guedes, Carina Elisabeth Maciel
228-251
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5506
Imagem que estudantes quilombolas constroem de si a partir do olhar dos outros
Suely Dulce de Castilho, Bruna Maria de Oliveira
252-275
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5886
A formação do educador de Jovens e Adultos na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais:
ontem, hoje e amanhã
Rafaela Carla e Silva Soares, Leôncio José Gomes Soares
276-299
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5890
Os estudantes da Universidade Paris 8 Vincennes-Saint-Denis e a religião:
ensaio de contextualização social e histórica
Charles Soulié
300-334
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.6476
Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica:
avaliação do conhecimento e de práticas docentes
Vânia Maria Duarte Gonçalves, Matusalém de Brito Duarte
335-371
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5866
Uma Abordagem sobre Sistemas de Amortização à luz da Educação Financeira
Bruno Freitas, Valéria Moreira
372-402
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5865
Aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores
Patrícia Scatolin, Ivone Maria Mendes Silva
403-426
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5613
Análise das implicações das políticas educacionais de formação e valorização dos docentes da educação básica no Brasil (1996 – 2020)
Fábio Alexandre Ferreira Gusmão
427-463
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5861
Formação, saberes docente e identidade profissional:
o que dizem as professoras do munícipio de Mamanguape-PB
Aline Cleide Batista, Adriana Santos Lima
464-488
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5882
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Palavras-chave
indexadores
Indexadores e buscadores
redes
Redes sociais