v. 25 n. 46 (2022): Educação Em Foco

					Visualizar v. 25 n. 46 (2022): Educação Em Foco
Publicado: 30/08/2022

Dossiê 200 Anos de Educação do Brasil

  • Brasil, 1822/2022: 200 anos de escolarização

    Luciano Mendes de Faria Filho
    8-33
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.6592
  • 200 anos de educação para os povos do campo no Brasil: entre conquistas e desafios

    Jamile de Souza Soares, Arlete Ramos dos Santos, Claudio Pinto Nunes
    34-60
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.6484
  • 200 anos de Educação Rural no Brasil: histórias de exclusão, abandono e discriminação

    Rosa Fátima de Souza-Chaloba, Agnes Iara Domingos Moraes
    61-85
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.6627
  • A Organização da instrução pública no início da Primeira República no Pará (1890 - 1896)

    Viviane Dourado, Alberto Damasceno
    86-103
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.6553
  • Símbolos Pátrios: a representação de ícones nacionais no Rio Grande do Sul na Primeira República

    Alessandro Bica, Maria Augusta Martiarena de Oliveira
    104-132
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.6538
  • Exclusão na escola brasileira: características históricas da escolarização em uma sociedade desigual (1930-1971)

    Natália Gil
    133-161
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.6558
  • Racismo estrutural e o bicentenário da independência: um olhar sobre a educação antirracista nas comunidades quilombolas

    Roseane Santos Mesquita, Andréia Teixeira dos Santos, Marizete Lucini
    162-187
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.6772

Artigos

  • Letramento multimodal e arte-educação para a educação integradora: um estudo cognitivo e retórico do videoclipe de College Boy

    Larissa de Freitas Marques Evangelista, Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues
    188-227
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5880
  • A política de cotas na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul: regulamentações e resultados iniciais (2013-2018)

    Joelma Evangelista, Anielise Mascarenhas Guedes, Carina Elisabeth Maciel
    228-251
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5506
  • Imagem que estudantes quilombolas constroem de si a partir do olhar dos outros

    Suely Dulce de Castilho, Bruna Maria de Oliveira
    252-275
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5886
  • A formação do educador de Jovens e Adultos na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais: ontem, hoje e amanhã

    Rafaela Carla e Silva Soares, Leôncio José Gomes Soares
    276-299
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5890
  • Os estudantes da Universidade Paris 8 Vincennes-Saint-Denis e a religião: ensaio de contextualização social e histórica

    Charles Soulié
    300-334
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.6476
  • Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica: avaliação do conhecimento e de práticas docentes

    Vânia Maria Duarte Gonçalves, Matusalém de Brito Duarte
    335-371
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5866
  • Uma Abordagem sobre Sistemas de Amortização à luz da Educação Financeira

    Bruno Freitas, Valéria Moreira
    372-402
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5865
  • Aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores

    Patrícia Scatolin, Ivone Maria Mendes Silva
    403-426
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5613
  • Análise das implicações das políticas educacionais de formação e valorização dos docentes da educação básica no Brasil (1996 – 2020)

    Fábio Alexandre Ferreira Gusmão
    427-463
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5861
  • Formação, saberes docente e identidade profissional: o que dizem as professoras do munícipio de Mamanguape-PB

    Aline Cleide Batista, Adriana Santos Lima
    464-488
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5882