A mídia e a experimentação com animais no ensino básico de ciências no Estado de São Paulo: uma análise da cobertura feita por jornais impressos nas décadas de 1960 e 1970

Autores

  • Danilo Magalhães Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia https://orcid.org/0000-0001-7432-9392
  • Luisa Massarani Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) e Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz https://orcid.org/0000-0002-5710-7242
  • Jessica Norberto Rocha Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) e Fundação Cecierj https://orcid.org/0000-0002-9754-3874

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.5636

Palavras-chave:

Vivissecção, Ensino de Ciências, Feiras de Ciências, História da Educação, Imprensa

Resumo

O movimento renovador introduziu atividades práticas ao ensino de ciências nas escolas brasileiras durante as décadas de 1950 a 1970, entre elas a experimentação animal. O objetivo deste artigo foi analisar como jornais do período retrataram as práticas de experimentação animal no ensino básico de ciências em São Paulo e como as controvérsias em torno do assunto foram veiculadas. Nosso levantamento identificou 109 registros de 11 jornais das décadas de 1960 e 1970. Nos anos 1960, os jornais mostraram que os trabalhos com animais chamavam a atenção do público visitante de feiras de ciências escolares e justificaram sua existência como parte do aprender ciência. Na década de 1970, observamos a recomendação de evitar experimentação animal e a presença de entidades regulando-a. Os jornais expuseram as críticas dos que consideravam as experimentações arriscadas para animais e estudantes, bem como a posição de educadores e entidades científicas na defesa das práticas.

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Biografia do Autor

Danilo Magalhães, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia

Pesquisador do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduado em Ciências Sociais também pela UFRJ.

Luisa Massarani, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) e Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz

Coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia e do Mestrado em Divulgação d Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz. Doutora em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bolsista Produtividade do CNPq 1C. Cientista do Nosso Estado da Faperj.

Jessica Norberto Rocha, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) e Fundação Cecierj

Divulgadora científica da Fundação Centro de Ciências e de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj) e Jovem Cientista do Nosso Estado da Paperj. Coordenadora do grupo de pesquisa Museus e Centros de Ciências Acessíveis (MCCAC), pesquisadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) e da Red de Museos y Centros de Cencia (MUSA IBEROAMERICANA - CYTED). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

30/08/2021

Como Citar

Magalhães, D., Massarani, L., & Norberto Rocha, J. (2021). A mídia e a experimentação com animais no ensino básico de ciências no Estado de São Paulo: uma análise da cobertura feita por jornais impressos nas décadas de 1960 e 1970. Educação Em Foco, 24(43), 5–31. https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.5636