Realidade e desafios da Educação Ambiental:

o ensino de Geografia a favor de uma educação ambiental contínua

Autores

  • Aldéize Bonifácio da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) https://orcid.org/0000-0002-5486-4889
  • Maria Francisca de Jesus Lírio Ramalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5643

Palavras-chave:

Diferentes linguagens, Ensino-aprendizagem, Instrumentação para o ensino, Metodologias de ensino

Resumo

O novo paradigma da educação ambiental objetiva promover ambientes educativos de mobilização de processos de intervenção sobre a realidade e seus problemas socioambientais. Nesse sentido, o trabalho objetiva apresentar algumas possibilidades que podem ser adotadas no ensino em Geografia como ponto de partida para uma prática de educação ambiental contínua. A pesquisa se conforma como uma pesquisa-ação embasada na teoria de Dale, e tem como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e empírica. Os resultados demonstram que uma educação ambiental contínua é possível a partir da adoção de diferentes linguagens na conformação de um instrumental de ensino de geografia sobre a problemática ambiental. Conclui-se que a articulação Geografia-educação ambiental a partir de diferentes objetos de aprendizagem, possibilita uma aprendizagem significativa, cumprindo a Lei nº 9.795 de 1999, que institui que a Educação Ambiental deve ser um contínuo permanente da educação nacional, presente em todos os níveis e modalidades de ensino.

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Biografia do Autor

Aldéize Bonifácio da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Bacharel em Geografia (2018) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com ênfase em Geografia Humana nas áreas de Geografia Econômica e Geografia Urbana. Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia (2019) pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Mestra em Geografia (2021) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na área de concentração Dinâmica Socioambiental e Reestruturação do Território e linha de pesquisa Território, Estado e Planejamento. Discente do curso de Licenciatura em Geografia (2019) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professora do Cursinho do DCE-UFRN e bolsista voluntária no Projeto de Pesquisa Territórios Enfermos: Conflitos e Soluções na Relação Técnica-Natureza (1880 a 1940), vinculado ao Grupo de Pesquisa História da Cidade, do Território e do Urbanismo - HCUrb, no eixo de pesquisa Irregularidades pluviométricas e soluções técnicas na cidade e no campo, sob o plano de trabalho intitulado Problemas ambientais e irregularidades pluviométricas: ações sobre o espaço urbano visto pela História da Cartografia.

Maria Francisca de Jesus Lírio Ramalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em Geociências, na área de geomorfologia, pela Universidade Federal da Bahia e Doutorado em Geografia, na área geomorfologia-geoecologia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora aposentada do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

29/12/2021

Como Citar

Bonifácio da Silva, A., & de Jesus Lírio Ramalho, M. F. . (2021). Realidade e desafios da Educação Ambiental: : o ensino de Geografia a favor de uma educação ambiental contínua. Educação Em Foco, 24(44), 283–307. https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5643