Formação do Pedagogo em Espaços Não Formais de Educação: foco nos Cursos de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5711

Palavras-chave:

Atuação do Pedagogo, Educação Não Formal, Graduação em Pedagogia

Resumo

O artigo objetiva analisar em que medida os Cursos de Graduação em Pedagogia das Universidade do Estado do Rio Grande do Sul contemplam a formação do pedagogo em espaços não formais de educação. A abordagem de pesquisa foi a qualitativa do tipo documental. Os documentos foram as ementas de 10 (dez) Universidades, as quais possuem disciplinas que contemplam os espaços não formais de educação. Os resultados apontaram que, são necessários três eixos estruturantes de disciplinas dos espaços não formais de educação, a saber: Interlocução Teoria e Prática, Pesquisa e Atuação do Pedagogo. Acredita-se que a inter-relação entre os eixos que estruturam disciplinas voltadas à Pedagogia, em espaços não formais de educação, assenta-se na relevância de formar, como pedagogos, profissionais que saibam quais espaços estão habilitados para exercer sua profissão, dentre os diversos espaços de atuação em que esse profissional pode estar inserido.

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Biografia do Autor

Fernanda Figueira Marquezan, Universidade Franciscana

Graduação em Pedagogia - Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria/RS. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional - Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria/RS. Mestre em Educação - Universidade de Passo Fundo (UPF) - Passo Fundo/RS. Doutora em Educação - Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - Porto Alegre/RS. Professora Adjunta da Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria/RS. Atua como docente no Curso de Pedagogia e no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL). 

Orcid - https://orcid.org/0000-0002-8009-9105

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7499349305233492

Fernanda Torres Andrade, Universidade Franciscana (UFN)

Graduação em Pedagogia – Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria/RS. Especialização em Psicopedagogia – Faculdades Integradas Norte do Paraná (UNOPAR). Atualmente, atua como Assessora Pedagógica do Espaço Aprender e Florescer.orescer.

Orcid - https://orcid.org/0000-0003-2285-4747

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8197542107342344

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Publicado

22/12/2022

Como Citar

Figueira Marquezan, F., & Torres Andrade, F. (2022). Formação do Pedagogo em Espaços Não Formais de Educação: foco nos Cursos de Pedagogia. Educação Em Foco, 25(47). https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5711