Análise do Discurso sobre Socioeducação e seus domínios simbólicos

uma relação entre sociedade, decolonialidade, ideologia e inconsciente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.5728

Palavras-chave:

dominância colonial, formações ideológicas, sentido

Resumo

O artigo identifica condições de produção de sentido da socioeducação, conceito tanto da legislação penal para jovens quanto de práticas educativas. Uma pesquisa fundamentada na Análise do Discurso (AD) dialogando com reflexões decoloniais. Conceituamos os domínios simbólicos na teoria da AD apresentada por Orlandi (2017, 2009) como uma tendência ideológica na constituição de sentido; na sequência pensamos segundo a totalidade (Dussel, 1996) e a desumanização (Freire, 2016) e os definimos como campo de luta entre o ser e o não ser. Finalizamos  realizando a análise da Parte I do Cadernos Socioeducativos (PARANÁ, 2018), intitulado Marco Teórico-Metodológico da Socioeducação, colocamos em prática a análise dos domínios simbólicos, transitamos nos interdiscursos, efeitos metafóricos e metonímicos da socioeducação presentes no documento e concluímos que há formações ideológicas que exercem uma dominância colonial sobre o ser e as identificamos como ideologias neoliberais e socialistas, também como condições de produção de sentido.

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Biografia do Autor

Gustavo Furtoso, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Educação na Universidade Federal do Paraná, linha de pesquisa cultura, escola e processos formativos. Graduado em filosofia pela Universidade Estadual do Paraná - União da Vitória. Voluntário no programa de iniciação científica 2018/2019. Pesquisa na área da educação, filosofia e medidas socioeducativas com ênfase em jovens que cumprem a liberdade assistida.

Denise Cristina de Lima Picanço, Universidade Federal do Paraná

Deise Picanço é Formada em Letras Português/ Espanhol (1995), Mestre em Educação (2001) e Doutora em Letras (2006) pela UFPR - Universidade Federal do Paraná. Atualmente trabalha na área de formação de professores, especialmente com o ensino de Línguas Neolatinas, e realiza pesquisas sobre os seguintes temas: Metodologia de ensino de línguas, História do ensino de línguas no Brasil, Análise do discurso sobre a língua e seu ensino, Análise e Produção de Materiais didáticos. Seus principais referenciais teóricos são a Linguística Aplicada, o Círculo de Bakhtin e a Análise do Discurso Francesa. É professora do Curso de Letras e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR, linha Linguagem, Corpo e Estética e participa dos seguintes Grupos de Pesquisa: Labelit - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatro, NPPD - Núcleo de Pesquisas sobre Publicações Didáticas (ambos do PPGE) e NELLID - Núcleo de Estudos sobre Letramentos e Livros Didáticos (PIPGLA/UFRJ. Foi Chefe do Departamento de Teoria e Prática de Ensino de 2006 a 2008. De 2010 a 2013 esteve no cargo de Vice-Diretora do Setor de Educação/UFPR. Foi coordenadora de gestão do PIBID/UFPR entre 2011 e 2013. Por 4 anos exerceu o cargo de Pró- Reitora de Extensão e Cultura na UFPR- 2013-2016. Foi presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado do Paraná/APEEPR ? gestão 2012/2013. Entre 2015 e 2018, Coordenou o Projeto de Extensão Formação em Línguas para Fins Acadêmicos. No ano de 2017 coordenou o Projeto PIBID Espanhol da UFPR. Em 2019, realizou Pós-doutorado no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ, na Faculdade de Letras, junto ao NELLID.É membro do Movimento Fica Espanhol Brasil como representante do Paraná.

Elenilton Vieira Godoy, Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Matemática pela PUC-SP e licenciado em Matemática pelo Centro Universitário Sant?Anna. Mestre em Educação Matemática pela PUC-SP e doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Pós-Doutor em Educação pela FEUSP. Atualmente sou professor adjunto do departamento de Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Minha experiência de investigação procura colocar em diálogo-movimento discussões envolvendo Estudos Curriculares, Estudos Culturais e Educação Matemática.

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Publicado

29/04/2023

Como Citar

Furtoso, G., Cristina de Lima Picanço, D. ., & Vieira Godoy, E. (2023). Análise do Discurso sobre Socioeducação e seus domínios simbólicos: uma relação entre sociedade, decolonialidade, ideologia e inconsciente. Educação Em Foco, 26(48). https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.5728