Análise do Discurso sobre Socioeducação e seus domínios simbólicos
uma relação entre sociedade, decolonialidade, ideologia e inconsciente
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.5728Palavras-chave:
dominância colonial, formações ideológicas, sentidoResumo
O artigo identifica condições de produção de sentido da socioeducação, conceito tanto da legislação penal para jovens quanto de práticas educativas. Uma pesquisa fundamentada na Análise do Discurso (AD) dialogando com reflexões decoloniais. Conceituamos os domínios simbólicos na teoria da AD apresentada por Orlandi (2017, 2009) como uma tendência ideológica na constituição de sentido; na sequência pensamos segundo a totalidade (Dussel, 1996) e a desumanização (Freire, 2016) e os definimos como campo de luta entre o ser e o não ser. Finalizamos realizando a análise da Parte I do Cadernos Socioeducativos (PARANÁ, 2018), intitulado Marco Teórico-Metodológico da Socioeducação, colocamos em prática a análise dos domínios simbólicos, transitamos nos interdiscursos, efeitos metafóricos e metonímicos da socioeducação presentes no documento e concluímos que há formações ideológicas que exercem uma dominância colonial sobre o ser e as identificamos como ideologias neoliberais e socialistas, também como condições de produção de sentido.
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