v. 26 n. 48 (2023): Educação Em Foco

					Visualizar v. 26 n. 48 (2023): Educação Em Foco
Publicado: 29/04/2023

Dossiê Ativismo Visual e Educação: práticas formacionais na Cultura Visual

  • Cultura Visual: caminhos, direções e emergências sobre os estudos com visualidades no século XXI Visual Culture: paths, directions and emergencies on studies with visualities in the 21st century

    Lucas Pacheco Brum, Maria Cecilia Lorea Leite
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7046
  • "Brinquedos não têm gênero" Cultura Visual e a construção visual de masculinidades e feminilidades desde a infância

    João Paulo Baliscei, Bruna dos Santos Brasil
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7141
  • Cultura visual, educação e comunicação intercultural: grupos de discussão com estudantes no ensino secundário português

    Isabel Macedo, Alice Balbé, Rosa Cabecinhas
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7145
  • Educação na cultura visual mista: professores como ativistas pela igualdade

    Begoña Sánchez Torrejón, Sabina Sánchez Alex
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7053
  • Arte e ativismo cultural de mulheres na formação docente de Artes Visuais: educação crítica e enfrentamento as formas de opressão contemporâneas

    Alessandra Gurgel Pontes, Maristani Polidori Zamperetti
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7060
  • O vitalismo queer da cibercultura: por uma pedagogia cultural

    Tatiana Fernandez, Grazielle Oliveira Santana Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7064
  • Ativismo visual docente a contravisualidade em uma conversa online com imagens

    Adriana Hoffmann, Rosane Tesch
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7144
  • (Contra)visualidade e protesto Projetemos no Brasil

    Verónica Capasso, Ana Bugnone
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6990
  • Ativismo visual de Grada Kilomba na obra Ilusão, Narciso e Eco

    Janete Santos da Silva Monteiro de Camargo, Teresa Kazuko Teruya, Izaque Pereira de Souza
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7148

Artigos

  • Currículo Cultural de Educação Física, relatos de experiência e perspectivas foucaultianas

    Ricardo Manavello Gardenal, Mário Luiz Ferrari Nunes
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.5724
  • A Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil algumas questões conceituais em análise

    Ana Maria Esteve Bortolanza, Neire Márcia da Cunha, Selma Aparecida Ferreira da Costa
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.5786
  • Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil: revisão de literatura

    Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Amanda Sousa Batista do Nascimento, Neide Aurora de Souza Marcos
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.5788
  • Educação infantil no Brasil e a relevância do setor privado nos indicativos do Banco Mundial

    Márcia Cossetin, Dhyovana Guerra, Ireni Marilene Zago Figueiredo
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6670
  • Escolarização de Jovens e adultos: uma análise das políticas educativas brasileiras diante da crise capitalista (2007-2015)

    Rubens Luiz Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6639
  • Aprendizagem cooperativa em tempos de Covid-19 uma experiência de ensino coordenado de epistemologia e metodologia

    Dante Reis Junior
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6854
  • A Formação continuada do Professor Diretor de Turma (PDT) das escolas públicas estaduais do Ceará

    Luciano Nery Ferreira Filho, Jose Airton De Freitas Pontes Junior
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6694
  • Formação docente, tecnologias digitais e interculturalidade reflexões para educação em uma sociedade plural e conectada

    Karen Graziela Weber Machado, Adriana Justin Cerveira Kampff , Thomas Selau Castro
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6306
  • Neoliberalismo e Estado avaliador: considerações sobre seus desdobramentos nas políticas educacionais

    Thays Trindade Maier, Isaura Monica Souza Zanardini, Simone Sandri
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.5893
  • A audiodescrição para a ruptura de barreiras na leitura e comunicação de educandos com deficiência visual às imagens em livros didáticos em Biologia

    Ewerton Luis, Ernani Nunes Ribeiro, Kênio Erithon Cavalcante Lima
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6184
  • Análise do Discurso sobre Socioeducação e seus domínios simbólicos uma relação entre sociedade, decolonialidade, ideologia e inconsciente

    Gustavo Furtoso, Denise Cristina de Lima Picanço, Elenilton Vieira Godoy
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.5728
  • Trabalho, educação e capitalismo reflexões necessárias

    Lucas Men Benatti, Teresa Kazuko Teruya, Marcos Vinicius Francisco
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6688
  • A relação entre Indústria cultural e educação a partir de um reality show

    Carlos Nazareno Ferreira Borges, Renan Santos Furtado
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.5739
  • O trabalho contemporâneo por meio de esquetes do grupo porta dos fundos: o audiovisual no processo de ensino e aprendizagem.

    Jesus Alexandre Tavares Monteiro, Carolina Costa Resende
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6730