Narrativas de professores formadores:
entre tramas, experiências e trajetórias formativas
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5745Palavras-chave:
História Oral, Professores Bacharéis, Formação de Professores FormadoresResumo
Este texto tem como objetivo problematizar e potencializar as relações e os caminhos teórico-metodológicos de uma pesquisa de mestrado sobre História Oral de professores formadores de professores, enfatizando suas trajetórias formativas. Tomou-se a História Oral como caminho metodológico e a narrativa da narrativa para análise de cinco entrevistas com professores formadores bacharéis que atuam em cursos de Licenciatura de uma instituição pública em Uberaba, Minas Gerais. Os resultados apontam que os professores bacharéis estão em um processo contínuo de sucessivas socializações e que a constituição profissional à docência perpassa pelo pensar, sentir e viver o ser professor em articulação entre os nossos sentidos, os sentidos dos outros e as instâncias profissionais formais que constituem este arcabouço repleto de interpretações.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre (RS), v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010.
BOLIVAR, A. “De nobis ipsis silemus?”: Epistemología de la investigación biográfico-narrativa en educación. Revista Electronica de Investigación Educativa, México: v. 4, n. 1, p.1-26, 2002.
CUNHA, M. I. da. CONTA-ME AGORA! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação da USP, São Paulo, v.23, n.1/2, p.185-195, jan./dez. 1997.
DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Tradução Andréa Stahel M. da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
FERREIRA, M. de M.; AMADO, J. Usos & Abusos da história oral. 8.ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.
FONSECA, S. G. Ser Professor no Brasil: história oral de vida. 3ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1997.
GARNICA, A. V. M. A História Oral como recurso para a pesquisa em Educação Matemática: um estudo do caso brasileiro. In: Anais do V CIBEM (Congresso Ibero-americano de Educação Matemática), Porto, Portugal, Julho de 2005.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002.
MEIHY, J. C. S. B. Manual de História Oral. 5ª ed. São Paulo, SP: Edições Loyola, 2005.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11. ed. São Paulo (SP): Hucitec, 2008.
NÓVOA, A. (Org.). Vida de Professores. Porto, Portugal: Porto Editora, 2007.
PIMENTA, S. G. (Org.) Formação de professores: identidade e saberes da docência: In: PIMENTA, S. G. Saberes Pedagógicos e atividade docente. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
ROLDÃO, M. do C. N. Profissionalidade docente em análise: especificidades do ensino superior e não superior. Nuances: estudos sobre educação – ano XI, v. 12, n. 13, jan./dez. p. 105-126, 2005.
SHULMAN, L. S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado: Revista de currículum y formación del profesorado, n.9, v.2, p.1-30, 2005.
THOMPSON, P. R. A voz do passado: história oral. 3. ed. Rio de Janeiro (RJ): Paz e Terra, 2002.
VASCONCELOS, M. L. M. C. Contribuindo para a formação de professores universitários: relato de experiências. In: MASETTO, Marcos Tarcísio (Org.). Docência na universidade. 11ª Ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. p. 85-102.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.