Narrativas de professores formadores:

entre tramas, experiências e trajetórias formativas

Autores

  • Diego Carlos Pereira Faculdade de Educação - UFF

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5745

Palavras-chave:

História Oral, Professores Bacharéis, Formação de Professores Formadores

Resumo

Este texto tem como objetivo problematizar e potencializar as relações e os caminhos teórico-metodológicos de uma pesquisa de mestrado sobre História Oral de professores formadores de professores, enfatizando suas trajetórias formativas. Tomou-se a História Oral como caminho metodológico e a narrativa da narrativa para análise de cinco entrevistas com professores formadores bacharéis que atuam em cursos de Licenciatura de uma instituição pública em Uberaba, Minas Gerais. Os resultados apontam que os professores bacharéis estão em um processo contínuo de sucessivas socializações e que a constituição profissional à docência perpassa pelo pensar, sentir e viver o ser professor em articulação entre os nossos sentidos, os sentidos dos outros e as instâncias profissionais formais que constituem este arcabouço repleto de interpretações.

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Biografia do Autor

Diego Carlos Pereira, Faculdade de Educação - UFF

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus Rio Claro/SP). Graduado em Licenciatura em Geografia (2014) e Mestre em Educação (2016) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM - Uberaba/MG). Professor da área de Educação e Geografia do Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ, em caráter efetivo. É vice-líder do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão Artesanias Geográficas e Educacionais (AGE/UFF), cadastrado no CNPq e coordenado pela Profa. Dra. Ana Cláudia Giordani. Atua em atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Geografia Escolar, História da Geografia Escolar, Formação de Professores e Currículo.

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Publicado

22/12/2022

Como Citar

Pereira, D. C. (2022). Narrativas de professores formadores:: entre tramas, experiências e trajetórias formativas. Educação Em Foco, 25(47). https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5745