Avaliação educacional no Amazonas
O SADEAM nos distritos de Manaus
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5771Palavras-chave:
Avaliação Educacional, Avaliação de Larga Escala, Sistema de Avaliação, SADEAMResumo
O artigo toma à análise o Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM). Com o objetivo central bifurcado em compreender a constituição histórica e política do SADEAM e seus principais impactos para os distritos de Manaus, este artigo situa-se na Sociologia Política da Educação e, com uma abordagem quanti-qualitativa, faz uso dos dados secundários dos resultados do SADEAM entre 2011 e 2015. O estudo acabou por apontar uma interdependência entre sistemas de avaliação educacional nas ordens internacional, nacional, estaduais e municipais; além disso foi possível situar o SADEAM no macrossistema de avaliação da educação brasileira, bem como compreender seus sustentáculos e refletir, a partir dos resultados dos distritos manauaras, sobre os desdobramentos das avaliações externas para o cotidiano escolar.
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