A Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil
algumas questões conceituais em análise
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.5786Palavras-chave:
BNCC, Educação Infantil, Infância, Políticas PúblicasResumo
O artigo tem como objetivo evidenciar o processo de dispersão e esvaziamento de alguns conceitos da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (2018). Os dados analisados neste artigo são parte de um projeto mais amplo, A formação da atitude autora e leitora na Educação Infantil, realizado de 2017 a 2020. Os resultados mostram que a dispersão e o esvaziamento de alguns conceitos evidenciados na BNCC da Educação Infantil revelam o desmonte das políticas públicas da educação brasileira voltadas para a infância. Conclui-se que é preciso analisar, identificar e superar a BNCC da Educação Infantil e as políticas educacionais conservadoras que se materializam nas reformas de Estado, particularmente, nos documentos oficiais que antecipam o processo de escolarização da criança com vistas ao ensino fundamental e à avaliação na direção dos testes de larga escala, tendo em vista a preparação da criança para o mercado.
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