A Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil

algumas questões conceituais em análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.5786

Palavras-chave:

BNCC, Educação Infantil, Infância, Políticas Públicas

Resumo

O artigo tem como objetivo evidenciar o processo de dispersão e esvaziamento de alguns conceitos da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (2018). Os dados analisados neste artigo são parte de um projeto mais amplo, A formação da atitude autora e leitora na Educação Infantil, realizado de 2017 a 2020. Os resultados mostram que a dispersão e o esvaziamento de alguns conceitos evidenciados na BNCC da Educação Infantil revelam o desmonte das políticas públicas da educação brasileira voltadas para a infância. Conclui-se que é preciso analisar, identificar e superar a BNCC da Educação Infantil e as políticas educacionais conservadoras que se materializam nas reformas de Estado, particularmente, nos documentos oficiais que antecipam o processo de escolarização da criança com vistas ao ensino fundamental e à avaliação na direção dos testes de larga escala, tendo em vista a preparação da criança para o mercado.

 

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Biografia do Autor

Ana Maria Esteve Bortolanza, Universidade do Sul de Santa Catarina

Pós-Doutoramento em Educação - Universidade de Évora (Portugal)

Doutoramento em Educação - Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Pesquisadora/Colaboradora do Centro de Investigação de Estudos da Criança (CIEC, Uminho, Portugal)

Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância e Contextos Educativos (GEPICE)

Coordenadora do Grupo - Ponto de Encontro em Liguagens (GEPEL)

Neire Márcia da Cunha, UNIVERSIDADE DE UBERABA

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância e Contextos Educativos (GEPICE)

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Publicado

29/04/2023

Como Citar

BORTOLANZA, A. M. E., CUNHA, N. M. da, & COSTA, S. A. F. da. (2023). A Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil: algumas questões conceituais em análise. Educação Em Foco, 26(48). https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.5786