Análise das implicações das políticas educacionais de formação e valorização dos docentes da educação básica no Brasil (1996 – 2020)

Autores

  • Fábio Alexandre Ferreira Gusmão UNIT

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5861

Palavras-chave:

Formação dos profissionais da educação, Pesquisa da educação, Política nacional da educação, Realidade da educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar as principais implicações das políticas educacionais de formação e valorização dos docentes da educação básica. Esta análise permite verificar, a partir de evidências provenientes de pesquisas empíricas, se as políticas educacionais implementadas alcançaram os objetivos pretendidos. A pesquisa caracteriza-se como abordagem qualitativa, cujo método de investigação foi a revisão da literatura. Como guisa de conclusão, constatou-se que as pesquisas empíricas sobre políticas educacionais de formação e valorização docente são insuficientes e dispersas. Além disso, não existem estudos sistemáticos para verificar se os objetivos dessas políticas foram alcançados, o que demonstra a necessidade de avaliação e monitoramento das ações propostas, de modo que proporcione o seu aperfeiçoamento/aprimoramento com base em evidências

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Publicado

30/08/2022

Como Citar

Gusmão, F. A. F. (2022). Análise das implicações das políticas educacionais de formação e valorização dos docentes da educação básica no Brasil (1996 – 2020). Educação Em Foco, 25(46), 427–463. https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5861