Percepção dos estudantes do Curso de Nutrição frente a uma experiência curricular chamdada “Vivência Interdisciplinar e Multidisciplinar (VIM)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5868

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação profissional, Práticas docentes

Resumo

Este estudo objetiva descrever uma vivência pedagógica no curso de nutrição, evidenciando metodologias ativas. Buscou-se analisar a percepção dos estudantes do curso de nutrição frente a uma experiência curricular chamada “Vivência interdisciplinar e multidisciplinar”, como processo de ensino-aprendizagem. A amostra foi constituída por 40 estudantes de nutrição, que cursaram a disciplina em estudo. As materialidades empíricas foram geradas por meio de um questionário auto-aplicável. Dos estudantes, 92,5% concordam que o componente curricular é uma experiência curricular inovadora, importante na formação para atuação multi e interdisciplinar; 50% concordam que as estratégias de ensino aprendizagem possibilitaram ao estudante o desenvolvimento de sua autonomia intelectual e aprimoramento de habilidades e competências. Inovador na formação do nutricionista por competências a disciplina “Vivência interdisciplinar e multidisciplinar” estimula o protagonismo e a autonomia estudantil, ao desencadear processos de aprendizagem por descoberta, individual e coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Grison Confortin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó/Unochapecó

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000), Pós Graduação Lato Sensu em Nutrição Humana Área de Concentração em Nutrição Clínica pela mesma Universidade (2001) e Mestrado em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul (2006). Atualmente é professor titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECÓ, atuando na função de coordenadora do curso de graduação em Nutrição (bacharelado) e curso de Pós Graduação Lato Sensu em Nutrição Clínica Funconal Aplicada a Estética e a Esportiva. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alimentação e Nutrição - Nepal, desenvolvendo pesquisas vinculados as áreas Nutrição Clínica e Esportiva. Tem experiência docente na graduação e pós-graduação Lato Sensu na área da saúde com ênfase nos seguintes temas, nutrição clínica e nutrição esportiva. Nutricionista proprietária da empresa no ramo de alimentação saudável Nutrechef.

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó/Unochapecó

outora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Especialista em Educação Especial pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC); Especialista em Docência na Educação Superior pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ); Graduada em Pedagogia pela Fundeste; Diretora de Ensino na Unochapecó no período de 2009 a 2016. Atuou como coordenadora do Curso de Pedagogia; Possui experiência na capacitação para a pedagogia universitária e educação especial; Coordenou e atualmente integra o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAPI); Foi coordenadora de Apoio Acadêmico e coordenadora da Política de Graduação na Unochapecó. Atuou na educação básica e na educação especial. Docente na graduação e especialização lato sensu, principalmente nas áreas da educação especial, políticas de inclusão. pesquisa em educação e teoria e metodologia da educação superior. Pesquisadora e professora titular C, no Mestrado em Educação na Unochapecó. Coordenadora o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação na Unochapecó a partir de 2018. Líder do grupo de pesquisa "Diversidades, Educação Inclusiva e Práticas Educativas ". Integrante dos grupos de pesquisa Ensino e Formação de professores (Unochapecó); e do GEPE- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão (UFSM). Representante da Unochapecó no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDE) de Chapecó, SC. Autora e organizadora de livros, autora de capítulos de livros e de artigos científicos publicados em periódicos Qualis Capes. Sócia da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED); da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial ? ABPEE.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES no1.133, de 7 de agosto de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 out. 2001.

BRASIL. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília: Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica, 2012.

COSTA, C. A. R.; ARAUJO, C. M.; SILVA, T. S. da. Interferência da abordagem multidisciplinar e multiprofissional na formação do nutricionista. Revista de Trabalhos Acadêmicos da FAM, v. 4, n. 1, 2019.

CUNHA, M. I. da. Inovações na educação superior: impactos na prática pedagógica e nos saberes da docência. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 97, p. 87-101, set./dez, 2016

DEGRANDIS; F. MARQUES; C. B. Inovação curricular: um desafio possível. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 118-133, jan/jun, 2018.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Práticas interdisciplinares na escola. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2001. 147 p.

GELBCKE, F. L. L.; MATOS, E. M.; SALLUM, N. C. Desafios para a integração multiprofissional e interdisciplinar. Tempus Actas de Saúde Coletiva, v. 6, n. 4, 2012.

HADDAD, A. E. et al. (Orgs.). A trajetória dos cursos de graduação na área da saúde: 1991-2004. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.

LIKERT, R. A. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, 22 140, 55.

MARCOS, L. Metodologias ativas: o protagonismo acadêmico. Estácio Saúde, v. 7, n. 2, 2018.

MASETTO; M. Inovação na Educação Superior. Interface: Comunicação, Saúde e Educação, v. 8, n. 14, p. 197-202, set, 2003.

MASETTO, M. T. Inovação curricular no ensino superior curriculum. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7, n.2, AGOSTO, 2011. MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2006. 120p.

PEREIRA, E. M. A.; MERCURI, E.; BAGNATO, M. E. Inovações curriculares: experiências em desenvolvimento em uma universidade pública. Currículo sem Fronteiras, v.10, n.2, p. 200-213, Jul/Dez, 2010.

PEREIRA, E. M. A; CARNEIRO, A. M; GONÇALVES, M. L. Inovação e avaliação na cultura do ensino superior brasileiro: formação geral interdisciplinar. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 3, p. 717-739, nov, 2015.

PINHEIRO, A. R. O. de. et al. Percepção de professores e estudantes em relação ao perfil de formação do nutricionista em saúde pública. Revista de Nutrição, Campinas, SP, v. 25, n. 5, p. 631-643, set/out, 2012.

PIVETTA, H. M. F.; VOGT, M. S. L.; BADARO, A. F. V. Metodologia do ensino superior: uma experiência na pós-graduação lato sensu em fisioterapia. Cad. Edu. Saúde, v. 1, n. 2, 2014.

RECINE, E. et al. A formação em saúde pública nos cursos de graduação de nutrição no Brasil. Revista de Nutrição, Campinas, SP, v. 25, n. 1, p. 21-33, jan./fev. 2012.

RECINE, et al. Formação profissional para o SUS: análise de reformas curriculares em cursos de graduação em nutrição. Avaliação, Campinas, Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, p. 679-697, nov, 2018.

SAUPE, R. et al. Competência dos profissionais da saúde para o trabalho interdisciplinar. Interface: Comunicação, Saúde e Educação, Botucatu, v.9, n.18, p.521-36, set./dez, 2005.

VIEIRA, V. B. R.; TEO, C. R. P. A.; FERRETTI, F. Potencialidade e desafios no processo de formação do nutricionista. Perspectiva, Florianópolis, v. 36, n. 1, p. 308-329, jan./mar, 2018.

Downloads

Publicado

29/04/2022

Como Citar

Grison Confortin, F., & Zancanaro Pieczkowski, T. M. . (2022). Percepção dos estudantes do Curso de Nutrição frente a uma experiência curricular chamdada “Vivência Interdisciplinar e Multidisciplinar (VIM). Educação Em Foco, 25(45), 353–376. https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5868