“As indústrias reclamam técnicos”:

a introdução de métodos de trabalho racionais nas escolas técnicas e industriais como trajetória para o progresso nas publicações da Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6062

Palavras-chave:

Formação docente. Ensino industrial. Racionalização. Imprensa educacional.

Resumo

Este artigo procura analisar a influência da Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI) na formação de professores para o ensino industrial durante sua existência (1946-1963), por meio dos princípios da denominada Racionalização Científica, adaptados da realidade do trabalho fabril para o ambiente escolar, e para a difusão do ideário desenvolvimentista de matriz estadunidense. Utilizou-se como fonte de pesquisa manuais publicados pela referida Comissão, bem como a publicação Boletim da CBAI, tratando-se portanto de análise da produção da imprensa educacional, cuja importância reside em contribuir para a compreensão de ideias, discursos e práticas pedagógicas de determinado período histórico. Conclui-se que os processos formativos para docentes do Ensino Industrial organizados pela Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial tinham por objetivo a preparação de docentes para a qualificação de uma força de trabalho especializada para o setor industrial em expansão, de acordo com determinados padrões que caracterizassem-na como bem treinada e disciplinada.

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Biografia do Autor

Mario Lopes Amorim, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (1985), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: história do ensino técnico, escola de aprendizes artífices do paraná, ensino profissional e ensino médio.

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Publicado

29/12/2021

Como Citar

Lopes Amorim, M. (2021). “As indústrias reclamam técnicos”: : a introdução de métodos de trabalho racionais nas escolas técnicas e industriais como trajetória para o progresso nas publicações da Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI). Educação Em Foco, 24(44), 192–211. https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6062