O ensino remoto emergencial de educação física frente às exigências do contexto de pandemia em escolas de educação básica

Autores

  • Jairo Antônio da Paixão Professor Associado do Departamento de Educação Física/UFV
  • Alvanize Valente Fernandes Ferenc Professora Associada do Departamento de Educação/UFV
  • Deise de Jesus Soares Nunes Doutoranda em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação pela Universidade do Porto, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.6310

Palavras-chave:

Ensino aprendizagem. Educação Física escolar. Pandemia Covid 19

Resumo

O ensino remoto adotado nos diferentes segmentos educacionais como medida de contenção da pandemia de COVID 19 tem sido tema de interesse na área educacional. Com o objetivo de analisar o ensino de Educação Física frente às exigências desse contexto, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, que se utilizou da entrevista semiestruturada com professores atuantes na educação básica pública e privada, em Minas Gerais. A análise dos dados permitiu identificar as dificuldades quanto à rotina de estudo em casa, de conectividade e de interesse de alguns alunos em adaptar-se ao ensino remoto, mas também mostrou a valorização da disciplina Educação Física, em virtude das aulas teóricas e de avaliações da aprendizagem. Os professores acreditam que as Tic´s vieram para ficar e vislumbram a possibilidade do ensino híbrido. No entanto, concordam que a inclusão digital dos estudantes e professores demanda atenção e cuidados que envolvem a família e a escola.

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Biografia do Autor

Jairo Antônio da Paixão, Professor Associado do Departamento de Educação Física/UFV

Professor Associado do Departamento de Educação Física/UFV

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFV

Doutor em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

ORCID https://orcid.org/0000-0003-1413-9081

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2974745504874619

E-mail: jairopaixao@ufv.br

 

Alvanize Valente Fernandes Ferenc , Professora Associada do Departamento de Educação/UFV

Professora Associada do Departamento de Educação/UFV.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFV

Doutora em Educação pela UFSCar, com estágio de doutoramento na Universidade do Porto, Portugal.

ORCID iD http://orcid.org/0000-0002-1271-1075

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3090603419576186

E-mail: avalente@ufv.br

Deise de Jesus Soares Nunes, Doutoranda em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação pela Universidade do Porto, Portugal.

Doutoranda em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação pela Universidade do Porto, Portugal.

ORCID  http://orcid.org/0000-0003-2057-8961

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5322920002874772

E-mail. djnunes29@yahoo.com.br

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Publicado

29/04/2022

Como Citar

Antônio da Paixão, J., Ferenc , A. V. F. ., & Nunes, D. de J. S. . (2022). O ensino remoto emergencial de educação física frente às exigências do contexto de pandemia em escolas de educação básica. Educação Em Foco, 25(45), 73–92. https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.6310