A Análise do Qualis

uma revisão narrativa da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG)

Autores

  • Tadeu João Ribeiro Baptista Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0001-5140-2032
  • Silvio Gamboa Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6356

Palavras-chave:

Pós-Graduação, Produção científica, “Qualis” CAPES

Resumo

Os estudos cientométricos e bibliométricos permitem aferir as diversas avaliações da produção científica, tais como o sistema Qualis da CAPES. O problema desta pesquisa é revisar e caracterizar como a Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) analisou e discutiu o sistema Qualis entre 2004 e 2020. Assim, foi realizada uma revisão narrativa na RBPG tendo como descritor a palavra Qualis. Dentre os resultados se destacam as críticas, como: o uso exclusivo do Fator de Impacto (FI) para definir o Qualis e a avaliação de docentes e discentes. Dentre as sugestões, a identificação da necessidade de induzir periódicos nacionais para estratos mais altos no sistema; e a implementação de uma política de avaliação de livros. Conclui-se que, apesar dos avanços, da contribuição e da dinamicidade, são necessários ajustes para a melhoria da avaliação da pós-graduação brasileira, uma vez que ainda existem disputas internas e entre os diferentes campos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tadeu João Ribeiro Baptista, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (ESEFEGO), Especialização em Planejamento Educacional pela Associação Salgado de Oliveira (atual UNIVERSO) e Treinamento Esportivo pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (ESEFEGO). É Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É Doutor em Educação pela UFG. Realizou Pós-Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, na linha de pesquisa de Filosofia e História da Educação. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde atua como Docente no Departamento de Educação Física. Tem vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Educação e o PROEF - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONAL da UFRN. Membro da Direção Nacional do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) na gestão 2021-2023. É Líder do COEESA - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Corpo, Estética, Exercício e Saúde.

Silvio Gamboa, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de San Buaventura (1973), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1982), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1987), livre docência em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Professor Titular - MS-6, em Filosofia da Educação (2010). Chefe do Departamento de Filosofia e História da Educação da Unicamp (2012-2015). Tem sido pesquisador visitante nas Universidades: Nacional da Colômbia (UN), Católica de Chile (Campus Villa Rica), Estadual de Maringá, (UEM), Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Federal da Bahia (UFBA), na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO, Argentina) e na Universidad Nacional de Córdoba (UNC, Argentina). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando e publicando principalmente nos seguintes temas: fundamentos da educação, epistemologia das ciências da educação, pesquisa educacional, teorias da educação, teorias do conhecimento, pesquisa e epistemologia da educação física. Membro do GTT Epistemologia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE. Líder do grupo de pesquisa PAIDEIA (2006-2010).Coordenador executivo do grupo de pesquisa PAIDEIA (2010-2020). Pesquisador responsável pelo projeto temático sobre o Impacto do sistema de pós-graduação na produção do conhecimento em Educação Física no nordeste brasileiro, financiado pela FAPESP (proc. 2012/50019-7). Diretor científico da Revista Filosofia e Educação (Unicamp). Professor visitante na Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Referências

ANDRIOLO, A. et al. Classificação dos periódicos no sistema Qualis da CAPES – a mudança dos critérios é urgente! Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva, v. 23, n. 1, p. 1-3, 2010.

ARAUJO, V. Novo Qualis: rumos e rumores. Revista Brasileira de História, v. 40, n. 85, p. 7-9, 2020.

AVENA, M. J.; BARBOSA, D. A. Indicadores bibliométricos das Revistas de Enfermagem sob a ótica das bases indexadoras. Revista da Escola de Enfermagem USP, v. 51, p. 1-9, 2017.

BAPTISTA, T. J. R. A produção sobre corpo em revistas da educação: uma análise epistemológica. Filosofia e Educação, v. 11, p. 86-118, 2019.

BARATA, R. C. B. Dez coisas que você deveria saber sobre o Qualis. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 13, n. 30, p. 13-40, 2016.

BONINI, Ar. Qualis de Letras/Lingüística: uma análise de seus fundamentos. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 1, n. 2, p.141-159, 2004.

BOURDIEU, P. A causa da ciência: como a história social das ciências sociais pode servir ao progresso das ciências. Política & Sociedade, n. 1, p. 143-161, set. 2002.

BOURDIEU, P. O campo científico. In: ORTIZ, R. (Org.). Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983. v. 39, p. 122-155. (Coleção Grandes Cientistas Sociais).

CAMPOS, J. N. B. Qualis periódicos: conceitos e práticas nas Engenharias I. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 7, n. 14, p. 477-503, 2010.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Avaliação. QUALIS: Concepção e diretrizes básicas. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 1, n. 1, p. 149-151, 2004.

CAPES. Cursos avaliados e reconhecidos. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoRegiao.jsf;jsessionid=IpC19tcuSCVdbQWNHKsjYjWE.sucupira-213. Acesso em: 23 dez. 2021a.

CAPES. Periódicos CAPES/MEC: Acervo, 2018b. Disponível em: http://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pcollection&Itemid=104. Acesso em: 17 ago. 2018.

CAPES. Plataforma Sucupira: Revistas Avaliadas no Quadriênio 2013-2016 como A-1 na área da Educação. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf. Acesso em 23 dez. 2021b.

CAPES. Proposta de Aprimoramento do Modelo de Avaliação da PG: documento final da comissão nacional de acompanhamento do PNPG 2011-2020 – 10/10/2018, 2018a. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/conselho-superior/18102018_PNPG_CS_Avaliacao_Final_CS_FINAL_17_55.pdf. Acesso em: 3 dez. 2018.

CARVALHO, E. S. de; REAL, G. C. M. A produção intelectual sobre Qualis Periódicos na área de Educação: um diálogo com as pesquisas acadêmicas (2008-2018). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online]., v. 29, n. 112, pp. 595-617, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002902397. Acesso em: 23 dez. 2021.

CARVALHO, Y. M.; MANOEL, E. J. O livro como indicador da produção intelectual na grande área da saúde. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 29, n. 1, p. 61-73, set. 2007.

CARVALHO, Y. M.; MANOEL, E. J. Para além dos indicadores de avaliação da produção intelectual na grande área da saúde. Revista Movimento, v. 12, n. 3, p. 193-225, 2006.

COSTA, H.; DO CANTO, F. L.; PINTO, A. L. Google Scholar Metrics e a proposta do novo Qualis: impacto dos periódicos brasileiros de Ciência da Informação. Informação & Sociedade: Estudos, v. 30, n. 1, p. 1-16, 2020.

ERDMANN, A. L. et al. A avaliação de periódicos científicos Qualis e a produção brasileira de artigos da área de enfermagem. Revista Latino-americana de Enfermagem, v. 17, n. 3, p. 1-9, maio/jun. 2009.

FARIAS, M. R. et al. Impact Factor: an appropriate criterion for the Qualis journals classification in the Pharmacy area? Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 53, n.3, p. 1-5, 2017.

FIORIN, J. L. Internacionalização da produção científica: a publicação de trabalhos de Ciências Humanas e Sociais em periódicos internacionais. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 4, n. 8, p. 263-281, dez. 2007.

FRIGERI, M.; MONTEIRO, M. S. A. Qualis Periódicos: indicador da política científica no Brasil? Estudos de Sociologia, v. 19, n. 37, p. 299-315, jul./dez. 2014.

GARFIELD, E. The agony and the ecstasy: the history and meaning of the Journal Impact Factor. Chicago; 2005.

JAFFÉ, R. QUALIS: The journal ranking system undermining the impact of Brazilian science. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 92, p. 1-13, 2020.

LINARDI, P. M.; PEREIRA, M. H.; RAMÍREZ, J. A. Qualis da área de Ciências Biológicas III: críticas e sugestões ao modelo de classificação de periódicos como critério para avaliação dos programas de pós-graduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 3, n. 5, p. 43-58, 2006.

LINS, M. P. E.; PESSÔA, L. A. M. Desafios da avaliação de publicações em periódicos: discutindo o novo Qualis da Área Engenharias III. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 7, n. 12, p. 14-33, 2010.

LUZ, M. T. Prometeu acorrentado: análise sociológica da categoria produtividade e as condições atuais da vida acadêmica. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 15, n. 1, p. 39-57, 2005.

MACIEL, M. G. L.; ROCHA NETO, I. O Qualis Periódicos na percepção de um grupo de coordenadores de programas de pós-graduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 9, n. 18, p. 639-659, 2012.

MARTÍNEZ-ÁVILA, D.; MURIEL-TORRADO, E.; BISSET-ÁLVAREZ, E. Qualis Periódicos de Brasil: nuevos criterios y estado de las revistas españolas de Comunicación e Información. Anuario Think EPI, v. 14, p. 1-6, 2020.

MASSINI-CAGLIARI, G. Identidade das Ciências Humanas e métricas de avaliação: Qualis periódicos e classificação de livros. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 9, n. 18, p.755-778, 2012.

OKUBO, Y. Indicateurs bibliométriques et analyse des systèmes de recherche: méthodes et exemples », Éditions OCDE, Paris, 1997.

PEREZ, Olivia Cristina. O Novo Qualis Periódicos: Possíveis diretrizes, impactos e resistências. Novos Debates, v. 6, n. 1-2, p. 1-8, 2020.

RBPG – REVISTA BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Capa. 2018a. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/index. Acesso em: 31 jul. 2018.

RBPG – REVISTA BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Edições Anteriores. 2018c. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/issue/archive. Acesso em: 31 jul. 2018.

RBPG – REVISTA BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Histórico do Periódico. 2018b. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/about/history. Acesso em: 31 jul. 2018.

ROCHA-E-SILVA, M. O novo Qualis, ou a tragédia anunciada. Clinics, v. 64, n. 1, p. 1-4, 2009.

RODACKI, A. L. F. Qualis: implicações para a avaliação de programas de pós-graduação das diferentes áreas do conhecimento - uma análise preliminar. Revista Brasileira de Pós-Graduação,v. 13, n. 30, p. 65-76, 2016.

SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista brasileira de fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007.

SANTOS FILHO, J. C. dos; GAMBOA, S. S. (Orgs.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 1997.

SEVERIANO JUNIOR, E. et al. Produtivismo acadêmico e suas consequências para a produção científica na área de administração. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) [online], v. 27, n. 2, p. 343-374, 2021 Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-2311.317.103796. Acesso em 23 dez. 2021.

SOMA, N.Y.; ALVES, A. D.; YANASSE, H. H. O Qualis Periódicos e sua utilização nas avaliações. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 13, n. 30, p. 45-61, 2016.

TEIXEIRA, R. K. C. et al. Citação de artigos nacionais: a (des)valorização dos periódicos brasileiros. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgia, v. 39, n. 5, p. 421-424, 2012.

VARELA, M. D.; ROESLER, C. R. Dificuldades de avaliação de publicações na área de Direito. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 9, n. 18, p. 663-701, dez. 2012.

VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista diálogo educacional, v. 14, n. 41, p. 165-189, 2014.

Publicado

22/12/2022

Como Citar

Baptista, T. J. R., & Gamboa, S. A. S. (2022). A Análise do Qualis: uma revisão narrativa da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG). Educação Em Foco, 25(47). https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6356