A Análise do Qualis
uma revisão narrativa da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6356Palavras-chave:
Pós-Graduação, Produção científica, “Qualis” CAPESResumo
Os estudos cientométricos e bibliométricos permitem aferir as diversas avaliações da produção científica, tais como o sistema Qualis da CAPES. O problema desta pesquisa é revisar e caracterizar como a Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) analisou e discutiu o sistema Qualis entre 2004 e 2020. Assim, foi realizada uma revisão narrativa na RBPG tendo como descritor a palavra Qualis. Dentre os resultados se destacam as críticas, como: o uso exclusivo do Fator de Impacto (FI) para definir o Qualis e a avaliação de docentes e discentes. Dentre as sugestões, a identificação da necessidade de induzir periódicos nacionais para estratos mais altos no sistema; e a implementação de uma política de avaliação de livros. Conclui-se que, apesar dos avanços, da contribuição e da dinamicidade, são necessários ajustes para a melhoria da avaliação da pós-graduação brasileira, uma vez que ainda existem disputas internas e entre os diferentes campos acadêmicos.
Downloads
Referências
ANDRIOLO, A. et al. Classificação dos periódicos no sistema Qualis da CAPES – a mudança dos critérios é urgente! Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva, v. 23, n. 1, p. 1-3, 2010.
ARAUJO, V. Novo Qualis: rumos e rumores. Revista Brasileira de História, v. 40, n. 85, p. 7-9, 2020.
AVENA, M. J.; BARBOSA, D. A. Indicadores bibliométricos das Revistas de Enfermagem sob a ótica das bases indexadoras. Revista da Escola de Enfermagem USP, v. 51, p. 1-9, 2017.
BAPTISTA, T. J. R. A produção sobre corpo em revistas da educação: uma análise epistemológica. Filosofia e Educação, v. 11, p. 86-118, 2019.
BARATA, R. C. B. Dez coisas que você deveria saber sobre o Qualis. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 13, n. 30, p. 13-40, 2016.
BONINI, Ar. Qualis de Letras/Lingüística: uma análise de seus fundamentos. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 1, n. 2, p.141-159, 2004.
BOURDIEU, P. A causa da ciência: como a história social das ciências sociais pode servir ao progresso das ciências. Política & Sociedade, n. 1, p. 143-161, set. 2002.
BOURDIEU, P. O campo científico. In: ORTIZ, R. (Org.). Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983. v. 39, p. 122-155. (Coleção Grandes Cientistas Sociais).
CAMPOS, J. N. B. Qualis periódicos: conceitos e práticas nas Engenharias I. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 7, n. 14, p. 477-503, 2010.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Avaliação. QUALIS: Concepção e diretrizes básicas. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 1, n. 1, p. 149-151, 2004.
CAPES. Cursos avaliados e reconhecidos. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoRegiao.jsf;jsessionid=IpC19tcuSCVdbQWNHKsjYjWE.sucupira-213. Acesso em: 23 dez. 2021a.
CAPES. Periódicos CAPES/MEC: Acervo, 2018b. Disponível em: http://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pcollection&Itemid=104. Acesso em: 17 ago. 2018.
CAPES. Plataforma Sucupira: Revistas Avaliadas no Quadriênio 2013-2016 como A-1 na área da Educação. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf. Acesso em 23 dez. 2021b.
CAPES. Proposta de Aprimoramento do Modelo de Avaliação da PG: documento final da comissão nacional de acompanhamento do PNPG 2011-2020 – 10/10/2018, 2018a. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/conselho-superior/18102018_PNPG_CS_Avaliacao_Final_CS_FINAL_17_55.pdf. Acesso em: 3 dez. 2018.
CARVALHO, E. S. de; REAL, G. C. M. A produção intelectual sobre Qualis Periódicos na área de Educação: um diálogo com as pesquisas acadêmicas (2008-2018). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online]., v. 29, n. 112, pp. 595-617, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002902397. Acesso em: 23 dez. 2021.
CARVALHO, Y. M.; MANOEL, E. J. O livro como indicador da produção intelectual na grande área da saúde. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 29, n. 1, p. 61-73, set. 2007.
CARVALHO, Y. M.; MANOEL, E. J. Para além dos indicadores de avaliação da produção intelectual na grande área da saúde. Revista Movimento, v. 12, n. 3, p. 193-225, 2006.
COSTA, H.; DO CANTO, F. L.; PINTO, A. L. Google Scholar Metrics e a proposta do novo Qualis: impacto dos periódicos brasileiros de Ciência da Informação. Informação & Sociedade: Estudos, v. 30, n. 1, p. 1-16, 2020.
ERDMANN, A. L. et al. A avaliação de periódicos científicos Qualis e a produção brasileira de artigos da área de enfermagem. Revista Latino-americana de Enfermagem, v. 17, n. 3, p. 1-9, maio/jun. 2009.
FARIAS, M. R. et al. Impact Factor: an appropriate criterion for the Qualis journals classification in the Pharmacy area? Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 53, n.3, p. 1-5, 2017.
FIORIN, J. L. Internacionalização da produção científica: a publicação de trabalhos de Ciências Humanas e Sociais em periódicos internacionais. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 4, n. 8, p. 263-281, dez. 2007.
FRIGERI, M.; MONTEIRO, M. S. A. Qualis Periódicos: indicador da política científica no Brasil? Estudos de Sociologia, v. 19, n. 37, p. 299-315, jul./dez. 2014.
GARFIELD, E. The agony and the ecstasy: the history and meaning of the Journal Impact Factor. Chicago; 2005.
JAFFÉ, R. QUALIS: The journal ranking system undermining the impact of Brazilian science. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 92, p. 1-13, 2020.
LINARDI, P. M.; PEREIRA, M. H.; RAMÍREZ, J. A. Qualis da área de Ciências Biológicas III: críticas e sugestões ao modelo de classificação de periódicos como critério para avaliação dos programas de pós-graduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 3, n. 5, p. 43-58, 2006.
LINS, M. P. E.; PESSÔA, L. A. M. Desafios da avaliação de publicações em periódicos: discutindo o novo Qualis da Área Engenharias III. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 7, n. 12, p. 14-33, 2010.
LUZ, M. T. Prometeu acorrentado: análise sociológica da categoria produtividade e as condições atuais da vida acadêmica. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 15, n. 1, p. 39-57, 2005.
MACIEL, M. G. L.; ROCHA NETO, I. O Qualis Periódicos na percepção de um grupo de coordenadores de programas de pós-graduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 9, n. 18, p. 639-659, 2012.
MARTÍNEZ-ÁVILA, D.; MURIEL-TORRADO, E.; BISSET-ÁLVAREZ, E. Qualis Periódicos de Brasil: nuevos criterios y estado de las revistas españolas de Comunicación e Información. Anuario Think EPI, v. 14, p. 1-6, 2020.
MASSINI-CAGLIARI, G. Identidade das Ciências Humanas e métricas de avaliação: Qualis periódicos e classificação de livros. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 9, n. 18, p.755-778, 2012.
OKUBO, Y. Indicateurs bibliométriques et analyse des systèmes de recherche: méthodes et exemples », Éditions OCDE, Paris, 1997.
PEREZ, Olivia Cristina. O Novo Qualis Periódicos: Possíveis diretrizes, impactos e resistências. Novos Debates, v. 6, n. 1-2, p. 1-8, 2020.
RBPG – REVISTA BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Capa. 2018a. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/index. Acesso em: 31 jul. 2018.
RBPG – REVISTA BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Edições Anteriores. 2018c. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/issue/archive. Acesso em: 31 jul. 2018.
RBPG – REVISTA BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Histórico do Periódico. 2018b. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/about/history. Acesso em: 31 jul. 2018.
ROCHA-E-SILVA, M. O novo Qualis, ou a tragédia anunciada. Clinics, v. 64, n. 1, p. 1-4, 2009.
RODACKI, A. L. F. Qualis: implicações para a avaliação de programas de pós-graduação das diferentes áreas do conhecimento - uma análise preliminar. Revista Brasileira de Pós-Graduação,v. 13, n. 30, p. 65-76, 2016.
SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista brasileira de fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007.
SANTOS FILHO, J. C. dos; GAMBOA, S. S. (Orgs.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 1997.
SEVERIANO JUNIOR, E. et al. Produtivismo acadêmico e suas consequências para a produção científica na área de administração. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) [online], v. 27, n. 2, p. 343-374, 2021 Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-2311.317.103796. Acesso em 23 dez. 2021.
SOMA, N.Y.; ALVES, A. D.; YANASSE, H. H. O Qualis Periódicos e sua utilização nas avaliações. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 13, n. 30, p. 45-61, 2016.
TEIXEIRA, R. K. C. et al. Citação de artigos nacionais: a (des)valorização dos periódicos brasileiros. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgia, v. 39, n. 5, p. 421-424, 2012.
VARELA, M. D.; ROESLER, C. R. Dificuldades de avaliação de publicações na área de Direito. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 9, n. 18, p. 663-701, dez. 2012.
VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista diálogo educacional, v. 14, n. 41, p. 165-189, 2014.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.