A Análise do Qualis

uma revisão narrativa da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG)

Autores

  • Tadeu João Ribeiro Baptista Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0001-5140-2032
  • Silvio Gamboa Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6356

Palavras-chave:

Pós-Graduação, Produção científica, “Qualis” CAPES

Resumo

Os estudos cientométricos e bibliométricos permitem aferir as diversas avaliações da produção científica, tais como o sistema Qualis da CAPES. O problema desta pesquisa é revisar e caracterizar como a Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) analisou e discutiu o sistema Qualis entre 2004 e 2020. Assim, foi realizada uma revisão narrativa na RBPG tendo como descritor a palavra Qualis. Dentre os resultados se destacam as críticas, como: o uso exclusivo do Fator de Impacto (FI) para definir o Qualis e a avaliação de docentes e discentes. Dentre as sugestões, a identificação da necessidade de induzir periódicos nacionais para estratos mais altos no sistema; e a implementação de uma política de avaliação de livros. Conclui-se que, apesar dos avanços, da contribuição e da dinamicidade, são necessários ajustes para a melhoria da avaliação da pós-graduação brasileira, uma vez que ainda existem disputas internas e entre os diferentes campos acadêmicos.

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Biografia do Autor

Tadeu João Ribeiro Baptista, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (ESEFEGO), Especialização em Planejamento Educacional pela Associação Salgado de Oliveira (atual UNIVERSO) e Treinamento Esportivo pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (ESEFEGO). É Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É Doutor em Educação pela UFG. Realizou Pós-Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, na linha de pesquisa de Filosofia e História da Educação. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde atua como Docente no Departamento de Educação Física. Tem vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Educação e o PROEF - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONAL da UFRN. Membro da Direção Nacional do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) na gestão 2021-2023. É Líder do COEESA - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Corpo, Estética, Exercício e Saúde.

Silvio Gamboa, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de San Buaventura (1973), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1982), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1987), livre docência em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Professor Titular - MS-6, em Filosofia da Educação (2010). Chefe do Departamento de Filosofia e História da Educação da Unicamp (2012-2015). Tem sido pesquisador visitante nas Universidades: Nacional da Colômbia (UN), Católica de Chile (Campus Villa Rica), Estadual de Maringá, (UEM), Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Federal da Bahia (UFBA), na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO, Argentina) e na Universidad Nacional de Córdoba (UNC, Argentina). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando e publicando principalmente nos seguintes temas: fundamentos da educação, epistemologia das ciências da educação, pesquisa educacional, teorias da educação, teorias do conhecimento, pesquisa e epistemologia da educação física. Membro do GTT Epistemologia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE. Líder do grupo de pesquisa PAIDEIA (2006-2010).Coordenador executivo do grupo de pesquisa PAIDEIA (2010-2020). Pesquisador responsável pelo projeto temático sobre o Impacto do sistema de pós-graduação na produção do conhecimento em Educação Física no nordeste brasileiro, financiado pela FAPESP (proc. 2012/50019-7). Diretor científico da Revista Filosofia e Educação (Unicamp). Professor visitante na Universidade Federal de Alagoas - UFAL

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Publicado

22/12/2022

Como Citar

Baptista, T. J. R., & Gamboa, S. A. S. (2022). A Análise do Qualis: uma revisão narrativa da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG). Educação Em Foco, 25(47). https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6356