Crianças, moradoras de Ceilândia-DF, na pandemia de Covid-19:

diálogos sobre infâncias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6618

Palavras-chave:

Ceilândia, Espaço, Estudos da infância

Resumo

Este artigo insere-se no campo dos estudos da(s) infância(s) e tem como objetivo compreender as vivências de crianças brasileiras durante a primeira onda da pandemia de Covid-19, contexto eivado pelas restrições nos espaços de convivência coletiva. Por meio de uma investigação de caráter qualitativo, foram ouvidas crianças moradoras de Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal, nos meses de outubro e novembro de 2020. As crianças produziram desenhos que foram analisados conjuntamente com as crianças e, posteriormente, de forma teórica com as demais pesquisadoras. Considerou-se como referencial os aportes teóricos da Sociologia da Infância em articulação com os da Geografia da Infância. As crianças, durante a primeira onda da pandemia, construíram uma cartografia marcada por restrições espaciais, concentrando grande parte do tempo em casa, e apontaram para os jogos eletrônicos como sua principal atividade lúdica. As análises indicaram que as crianças desenvolveram compreensão crítica e posicionamento ético diante das restrições.

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Biografia do Autor

Angélica Aparecida Ferreira da SILVA, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília- PPGE/FE/UnB. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília – UnB (Brasil). Membro do Grupo IMAGEM – Grupo de pesquisa sobre Infância, Corpo e Educação.

Ingrid Dittrich WIGGERS, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora titular da Universidade de Brasília - UnB (Brasil). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UNB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/UNB). Coordenadora do Grupo IMAGEM – Grupo de pesquisa sobre Infância, Corpo e Educação.

Lucimara Gomes Oliveira de MORAIS, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília- PPGE/FE/UnB. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (Brasil). Membro do Grupo IMAGEM – Grupo de pesquisa sobre Infância, Corpo e Educação.

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Publicado

03/08/2023

Como Citar

SILVA, A. A. F. da, WIGGERS, I. D. ., & MORAIS, L. G. O. de . (2023). Crianças, moradoras de Ceilândia-DF, na pandemia de Covid-19: : diálogos sobre infâncias . Educação Em Foco, 26(49). https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6618