Processos da institucionalização da pré-escola no Brasil entre finais do século XIX e primeira metade do século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6642

Palavras-chave:

Educação infantil, história da educação, pré-escola

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir alguns aspectos referentes aos processos de institucionalização da pré-escola no Brasil no recorte temporal entre finais do século XIX e primeira metade do século XX. Para isso, como procedimento metodológico, foi conjugada uma abordagem de levantamento de dados sobre a temática em diversos periódicos digitalizados e estão disponíveis para consulta na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional junto com o levantamento bibliográfico pertinente ao assunto. Como perspectiva teórica optamos por seguir abordagens que consideram os sujeitos como agente da história e os eventos históricos pautados na compreensão de processo e experiências. Como resultados foi possível apontar para a necessidade de novas pesquisas que tomem a temática da educação pré-escolar a partir de perspectivas teóricas e analíticas que tensionem as categorias de raça, gênero, classe e georreferenciamento a fim de alargarmos as compreensões sobre a complexidade do processo de institucionalização da educação pré-escolar no Brasil.

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Biografia do Autor

Fabiana Garcia Munhoz, Rede Municipal de Rio Claro-SP

Historiadora e pedagoga pela USP. Professora da educação básica na rede municipal de Rio Claro-SP, nos anos iniciais do ensino fundamental. Possui mestrado e doutorado em Educação (ênfase em História da Educação) pela Universidade de São Paulo. É membro pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE-USP). Suas áreas de interesse são: história da educação feminina e relações sociais de gênero; história do ofício e profissão docente; trajetórias de professoras oitocentistas; ensino de história para crianças.

Vinícius de Moraes Monção, Universidade Federal Fluminense

Pesquisador da área História da Educação. Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF). Possui mestrado e doutorado em Educação (ênfase em História da Educação) pela UFRJ. Foi bolsista de pós-doutorado FAPESP na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), vinculada ao projeto temático FAPESP “Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...)”. Em 2019 fez pós-doutorado em Políticas Sociais na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, onde investigou os processos de implementação da pré-escola pública na cidade de Campos dos Goytacazes e no estado do Rio de Janeiro, na primeira metade do século XX. É membro pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE-USP); do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (PROEDES-UFRJ); do Grupo de Pesquisas e Estudos sobre História da Educação das Mulheres, Relações de Gênero, Raça e Classe na Docência (UFRJ-UFF); da Red de Estudios de Historia de las Infancias en América Latina (REHIAL). Suas áreas de interesse são: história da educação pré-escolar no século XX; história digital da educação; trajetórias profissionais de professoras e professores viajantes; história transnacional da educação; movimento internacional da educação nova; periódicos; educação em museus e espaços não escolares. Para além, atualmente compõe o board do subcomitê Regional do ICOFOM para América Latina e Caribe (ICOFOM/LAC) na gestão 2020-2023, do Conselho Internacional de Museus (ICOM).

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Publicado

22/12/2022

Como Citar

GARCIA MUNHOZ, F., & MONÇÃO, V. D. M. (2022). Processos da institucionalização da pré-escola no Brasil entre finais do século XIX e primeira metade do século XX. Educação Em Foco, 25(47). https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6642