Processos da institucionalização da pré-escola no Brasil entre finais do século XIX e primeira metade do século XX
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6642Palavras-chave:
Educação infantil, história da educação, pré-escolaResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir alguns aspectos referentes aos processos de institucionalização da pré-escola no Brasil no recorte temporal entre finais do século XIX e primeira metade do século XX. Para isso, como procedimento metodológico, foi conjugada uma abordagem de levantamento de dados sobre a temática em diversos periódicos digitalizados e estão disponíveis para consulta na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional junto com o levantamento bibliográfico pertinente ao assunto. Como perspectiva teórica optamos por seguir abordagens que consideram os sujeitos como agente da história e os eventos históricos pautados na compreensão de processo e experiências. Como resultados foi possível apontar para a necessidade de novas pesquisas que tomem a temática da educação pré-escolar a partir de perspectivas teóricas e analíticas que tensionem as categorias de raça, gênero, classe e georreferenciamento a fim de alargarmos as compreensões sobre a complexidade do processo de institucionalização da educação pré-escolar no Brasil.
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