O processo de inclusão do aluno surdo na escola do campo em Mari-PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6697

Palavras-chave:

Educação do campo., Formação docente., Ensino de LIBRAS.

Resumo

Este trabalho aborda o processo de inclusão do aluno surdo em salas regulares na escola do campo. Também reflete sobre a prática pedagógica do docente que não possui formação específica para lidar com discentes surdos dentro do contexto da educação inclusiva. A metodologia parte de uma abordagem qualitativa, por analisar práticas pedagógicas relacionadas à educação inclusiva. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que aborda a inserção do aluno surdo na sala regular na escola do campo.  Para isso, utiliza como referencial teórico alguns autores que discutem as temáticas associadas à escola do campo e à educação inclusiva. Constatou-se que o processo de inclusão deve ser pensado de forma efetiva, e não apenas com a inserção dos discentes nas salas regulares, mas, sim, havendo uma relação entre formação e prática docente, para que o aluno surdo construa as habilidades necessárias à aprendizagem no âmbito escolar. 

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Biografia do Autor

Francisco Alves Cordeiro Neto, Universidade Estadual da Paraíba

Mestre em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba (2020), na linha de Ciências, Tecnologia e Formação Docente. Especialista em Ciências Ambientais pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa (2011). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdades Integradas de Patos (2014). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2015). Especialista em Supervisão e Orientação Educacional pela Faculdades Integradas de Patos (2017). Especialista em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (2020). Especialista em Libras pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (2021). Possuo graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2010). Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Graduação em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2014). Participo do Grupo de Estudo "História, memória e educação na Paraíba" - RASTROS/Seção RASTROS-PB, vinculado a UEPB. Fui Tutor Presencial do curso de Pedagogia na modalidade à distância pela UFPB VIRTUAL no Polo de Apoio Presencial de Mari-PB no período de 2013 a 2015 e Tutor Presencial do curso de Bacharelado em Administração Pública pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Polo de Apoio presencial de Mari - PB no período de 2017 a 2020. Atualmente sou professor do Ensino Fundamental I no Grupo Escolar Isaura Maria da Conceição (Mulungu-PB), professor da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Zumbi dos Palmares (Mari-PB). Temas de interesse: Educação Geográfica, Turmas Multisseriadas, Educação do/no campo, Prática de ensino, Inclusão do aluno surdo em salas regulares e Formação docente. Participei como aluno especial no Doutorado (PPGE-UFPB) da disciplina Tópicos em Educação Popular: Educação Popular e Movimentos Sociais (código 1302103). No Doutorado (PPGG-UFPB) fui aluno especial nas disciplinas: Tópicos Especiais: Cartografia Escolar (SGEOG0049); A cidade e o urbano: História, morfologia urbana e cotidiano (SGEOG0031); e Tópicos Especiais: As cidades médias em debate: Produção do espaço urbano e produção da habitação (SGEOG0048).

Maria Valdinete de Pontes Matias, Universidade Estadual da Paraíba

Mestranda no curso de Pós Graduação em Formação de Professores-UEPB, com pesquisa na área da Educação Inclusiva, Pedagoga, com Especialização em Educação Básica, Supervisão Educacional e Gestão Escolar. É professora aposentada da Prefeitura Municipal de Guarabira/PB. Pesquisadora do Grupo de estudos "História, memória e educação na Paraíba"- RASTROS/ Seção RASTROS- PB., vinculado ä UEPB, sob a orientação do Professor João Batista Gonçalves Bueno. Atualmente dou aulas no curso de Pós-graduação - Faculdade Integrada de Patos-FIP-Guarabira/PB, nos cursos de Educação Inclusiva, Psicopedagogia e Supervisão e orientação Educacional, quando solicitada. Fui Professora da Escola Santo Antonio - GEO, Disciplina de Ciências no Ensino Fundamental. Nos anos de 2003 e 2004 ministrei como Coordenadora de grupo o PROFA - Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. Em 2005 fui formadora dos coordenadores e supervisores - FOCO II ? IAS do Instituto Ayrton Senna por ser coordenadora na Secretaria de Educação do programa de correção de fluxo. Já em 2007 atuei como formadora na tutoria do Curso Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem desenvolvido com professores da rede municipal de ensino, que tinha como pressuposto a melhoria na qualidade do ensino da leitura e da escrita dos alunos público alvo do ensino fundamental-anos iniciais. No ano de 2009 fui Articuladora do sistema de Gestão integrada ?SGI por fazer parte da coordenação pedagógica e constituir a equipe de Liderança formada por quatro membros na rede municipal de ensino. Neste mesmo ano assumi a coordenação da Educação Inclusiva, de (2009 a 2012) onde o município de Guarabira tornava-se Polo, atendendo vinte municípios de abrangência. Em (2012) fui Formadora/Articuladora/Facilitadora do Programa Plural formação em Educação Inclusiva realizado através da Escola Satélite em parceria com Instituto Rodrigo Mendes e Camargo Corrêa. Atuei entre 2010 a 2013 como Tutora Virtual na Formação Continuada dos Professores na área de Educação Inclusiva no Curso Tecnologia Assistiva - UAB/ UNESP da 3ª a 6ª Edição. de 2013 a 2018 atuei como professora em turma de Jovens, e nas turmas do ensino Fundamental anos iniciais e, ainda nas turmas do Magistério ( segundo e terceiro) ano, trabalhando com as disciplinas de Projetos e Orientação do trabalho de conclusão - Monografia. Em (2014) fui selecionada para atuar como Professora no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego PRONATEC do Polo de Guarabira/PB. Em 2019 fui Tutora do Curso de Mediadores Pedagógicos Digitais para EaD, promovido pela Pró- Reitoria de Extensão da Universidade Estadual Paulista (PROEX/Unesp), do Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES) vinculado ao Departamento de Estatística da Faculdade de Ciências e Tecnologia (DEst/FCT/Unesp).

João Batista Gonçalves Bueno, Universidade Estadual de Campinas

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Bacharel e Licenciado em História pelo IFCH- UNICAMP. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual da Paraíba, lotado no Departamento de História, Campus III - Guarabira - PB. Membro permanente do Programa de pós-graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba. Membro permanente do Programa de pós-graduação em História da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisador do grupo de pesquisa "Rastros " vinculado à Universidade São Francisco. Líder do grupo de pesquisa Rastros- PB, Pesquisador do grupo de pesquisa Kairós, vinculado à Unicamp.Coordenador de área de História da Residência Pedagógica da UEPB- Campus III. Faz pesquisas na área de Ensino de História, memória, artes e decolonização do saber, do poder e do ser, atuando principalmente nos seguintes temas inter- relacionados: educação, história, imagens, artes plásticas, currículos inter-culturais e relações étnico-raciais.

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Publicado

18/11/2023

Como Citar

Alves Cordeiro Neto, F., de Pontes Matias, M. V., & Gonçalves Bueno, J. B. (2023). O processo de inclusão do aluno surdo na escola do campo em Mari-PB. Educação Em Foco, 26(50), 1–22. https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6697