Os impactos das atividades extensionistas na formação dos professores universitários
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v2i12.67Palavras-chave:
atividades extensionistas, formação docente, saberes docentes.Resumo
Este trabalho é uma pesquisa em desenvolvimento cuja problemática é orientada por questões norteadoras: Quais são os impactos das atividades extensionistas na formação dos professores universitários? Como a atuação e o envolvimento nas atividades extensionistas, proporcionada pelas Instituições de Ensino Superior (IES), interferem na formação continuada desses profissionais? Numa investigação que busca articular a construção e a reconstrução do “fazer-docente” com a reflexão sobre a própria prática pedagógica, pretendemos identificar e compreender as trajetórias de formação e de transformação desses docentes. Nossa discussão orienta-se pelos estudos de Tardif sobre saberes docentes e de Schön e Zeichner que enfatizam os saberes profissionais dos docentes. Deparamos com a necessidade de buscar alternativas que viabilizem mudanças na prática profissional do professor com uma nova visão de compreender, de praticar e de organizar o trabalho docente. Nesse cenário, a epistemologia da prática profissional vem sendo constituída com um novo enfoque, apontando para a melhoria na formação do professor, buscando atender aos desafios da contemporaneidade. Há estudiosos mostrando uma tendência a não separação entre formação e profissionalização, salientando a situação atual da docência e indicando novos caminhos que não separam a formação inicial da formação continuada, tendo a prática docente como referência e elemento integrante do seu processo de formação. Nesse sentido, a reflexão sobre como a formação proporcionada pelas atividades extensionistas interferem no desempenho do professor universitário poderá auxiliar na descrição dos conhecimentos necessários ao exercício docente em atividades de pesquisa e extensão, analisando o papel das instituições públicas e privadas na formação continuada de seus profissionais. Os dados a serem analisados são provenientes de entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com os professores e alunos participantes do Projeto Escola Integrada e serão submetidos a uma análise do discurso, pois nos interessa o sentido dos enunciados para captar, nos depoimentos, as relações, os limites e as possibilidades da interface formação e atuação docentes.
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