Os impactos das atividades extensionistas na formação dos professores universitários

Autores

  • Carla de Almeida Soares Centro Universitário UNA
  • Iracema Campos Cusati Centro Universitário UMA Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v2i12.67

Palavras-chave:

atividades extensionistas, formação docente, saberes docentes.

Resumo

Este trabalho é uma pesquisa em desenvolvimento cuja problemática é orientada por questões norteadoras: Quais são os impactos das atividades extensionistas na formação dos professores universitários? Como a atuação e o envolvimento nas atividades extensionistas, proporcionada pelas Instituições de Ensino Superior (IES), interferem na formação continuada desses profissionais? Numa investigação que busca articular a construção e a reconstrução do “fazer-docente” com a reflexão sobre a própria prática pedagógica, pretendemos identificar e compreender as trajetórias de formação e de transformação desses docentes. Nossa discussão orienta-se pelos estudos de Tardif sobre saberes docentes e de Schön e Zeichner que enfatizam os saberes profissionais dos docentes. Deparamos com a necessidade de buscar alternativas que viabilizem mudanças na prática profissional do professor com uma nova visão de compreender, de praticar e de organizar o trabalho docente. Nesse cenário, a epistemologia da prática profissional vem sendo constituída com um novo enfoque, apontando para a melhoria na formação do professor, buscando atender aos desafios da contemporaneidade. Há estudiosos mostrando uma tendência a não separação entre formação e profissionalização, salientando a situação atual da docência e indicando novos caminhos que não separam a formação inicial da formação continuada, tendo a prática docente como referência e elemento integrante do seu processo de formação. Nesse sentido, a reflexão sobre como a formação proporcionada pelas atividades extensionistas interferem no desempenho do professor universitário poderá auxiliar na descrição dos conhecimentos necessários ao exercício docente em atividades de pesquisa e extensão, analisando o papel das instituições públicas e privadas na formação continuada de seus profissionais. Os dados a serem analisados são provenientes de entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com os professores e alunos participantes do Projeto Escola Integrada e serão submetidos a uma análise do discurso, pois nos interessa o sentido dos enunciados para captar, nos depoimentos, as relações, os limites e as possibilidades da interface formação e atuação docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla de Almeida Soares, Centro Universitário UNA

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário UNA.

Iracema Campos Cusati, Centro Universitário UMA Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora dos cursos de Pedagogia do Centro Universitário UNA e da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG).

Downloads

Publicado

01/12/2008

Como Citar

Soares, C. de A., & Cusati, I. C. (2008). Os impactos das atividades extensionistas na formação dos professores universitários. Educação Em Foco, 11(12), 49–64. https://doi.org/10.24934/eef.v2i12.67