Alunos disléxicos na aula de Língua Portuguesa

um estudo sobre desafios e possibilidades de atuação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.6864

Palavras-chave:

Aula de Português., Dislexia., Estratégias Pedagógicas., Formação Docente., Inclusão Educacional.

Resumo

Este estudo tem insere-se nas áreas de Linguística e Psicologia Educacional e tem como pano de fundo a necessidade de formação docente para o trabalho com a diversidade e com a inclusão. O objetivo foi verificar os principais desafios e possibilidades do professor ao mediar os processos de ensino e aprendizagem de alunos disléxicos na aula de Língua Portuguesa. Para isso, foi realizada uma pesquisa de revisão empírica, em periódicos nacionais de Linguística, Qualis A1 e A2, com publicações de 2012 a 2021. Foi possível verificar que as intervenções envolvem desde utilização de recursos estratégicos físicos e tecnológicos, até estratégias pedagógicas, em especial, o atendimento individualizado e direcionado para as dificuldades do aluno. Verificou-se também a escassez de artigos sobre dislexia na sala de aula, o que pode sinalizar para certo apagamento dos fenômenos que envolvem os indivíduos disléxicos no processo educacional brasileiro.

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Biografia do Autor

Ada Brasileiro, UFOP

Graduada em Letras (Português, Inglês e Literaturas); especialista em Língua Portuguesa, Didática e Tecnologia do Ensino Superior e Linguística, mestra em Língua Portuguesa e doutora em Letras: Linguística e Língua Portuguesa pela PUC Minas. É professora adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP-MG), atuando da graduação e na Pós-Graduação em Letras. Dedica-se aos saberes acerca de Metodologia Científica, Linguística Aplicada, Escrita Acadêmico-Científica, Didática da Língua Portuguesa, Interação na Sala de Aula, Métier e Formação Docente. É autora dos livros: A emoção na sala de aula, Manual de produção de textos acadêmicos e científicos, Estilo e método, Leitura e produção textual, Como produzir textos acadêmicos e científicos e de outras publicações que abrangem os temas do seu interesse. Atualmente, é coordenadora Grupo de Estudos em Letramentos e Profissionalização do Professor (GELP), membro do Laboratório de Linguagens: Pesquisa e Extensão em Ensino e Aprendizagem (LALIN) e vice-diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).

Maria Luiza Mota, UFOP

É graduanda do curso de Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Durante a graduação participou dos projetos "Escolarizar a literatura, sem perder a ternura", "Arquivo CEMAR/UFOP: Vivências extensionistas em documentos" e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Também desenvolveu a pesquisa de Iniciação Científica intitulada "Alunos disléxicos na aula de Língua Portuguesa: um estudo sobre desafios e possibilidades de atuação docente". Tem interesse pelas áreas de ensino de língua portuguesa, formação docente e educação inclusiva. Além disso, faz parte do Grupo de Estudos em Linguagem, Letramentos e Profissionalização do Professor (GELP), da mesma instituição de ensino.

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Publicado

27/06/2024

Como Citar

Brasileiro, A., & Mota Lagares Pinto, M. L. (2024). Alunos disléxicos na aula de Língua Portuguesa: um estudo sobre desafios e possibilidades de atuação docente. Educação Em Foco, 27(52), 1–23. https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.6864