Estudiantes disléxicos en la clase de Lengua Portuguesa

un estudio sobre los desafíos y posibilidades de la práctica docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.6864

Palabras clave:

Clase de Lengua Portuguesa, Dislexia , Escuela Inclusiva, Trabajo Docente , Enseñanza de Lengua Portuguesa

Resumen

Este estudio se enmarca en las áreas de Lingüística y Psicología Educativa y tiene como antecedente la necesidad de formación docente para trabajar con la diversidad y la inclusión. El objetivo fue verificar los principales desafíos y posibilidades del docente al mediar los procesos de enseñanza y aprendizaje de los alumnos disléxicos en la clase de lengua portuguesa. Para ello, se realizó una investigación de revisión empírica en revistas nacionales de Lingüística, Qualis A1 y A2, con publicaciones de 2012 a 2021. Se pudo comprobar que las intervenciones involucran desde el uso de recursos estratégicos físicos y tecnológicos, hasta estrategias pedagógicas. , en particular, el servicio individualizado y dirigido a las dificultades del alumno. También hubo escasez de artículos sobre la dislexia en el aula, lo que puede indicar un cierto borrado de los fenómenos que involucran a los disléxicos en el proceso educativo brasileño.

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Biografía del autor/a

Ada Brasileiro, UFOP

Graduada em Letras (Português, Inglês e Literaturas); especialista em Língua Portuguesa, Didática e Tecnologia do Ensino Superior e Linguística, mestra em Língua Portuguesa e doutora em Letras: Linguística e Língua Portuguesa pela PUC Minas. É professora adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP-MG), atuando da graduação e na Pós-Graduação em Letras. Dedica-se aos saberes acerca de Metodologia Científica, Linguística Aplicada, Escrita Acadêmico-Científica, Didática da Língua Portuguesa, Interação na Sala de Aula, Métier e Formação Docente. É autora dos livros: A emoção na sala de aula, Manual de produção de textos acadêmicos e científicos, Estilo e método, Leitura e produção textual, Como produzir textos acadêmicos e científicos e de outras publicações que abrangem os temas do seu interesse. Atualmente, é coordenadora Grupo de Estudos em Letramentos e Profissionalização do Professor (GELP), membro do Laboratório de Linguagens: Pesquisa e Extensão em Ensino e Aprendizagem (LALIN) e vice-diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).

Maria Luíza Mota Lagares Pinto, UFOP

É graduanda do curso de Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Durante a graduação participou dos projetos "Escolarizar a literatura, sem perder a ternura", "Arquivo CEMAR/UFOP: Vivências extensionistas em documentos" e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Também desenvolveu a pesquisa de Iniciação Científica intitulada "Alunos disléxicos na aula de Língua Portuguesa: um estudo sobre desafios e possibilidades de atuação docente". Tem interesse pelas áreas de ensino de língua portuguesa, formação docente e educação inclusiva. Além disso, faz parte do Grupo de Estudos em Linguagem, Letramentos e Profissionalização do Professor (GELP), da mesma instituição de ensino.

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Publicado

2024-06-27

Cómo citar

Brasileiro, A., & Mota Lagares Pinto, M. L. (2024). Estudiantes disléxicos en la clase de Lengua Portuguesa: un estudio sobre los desafíos y posibilidades de la práctica docente. Educação Em Foco, 27(52), 1–23. https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.6864