Por entre corpos e memórias que habitam a docência/ Among bodies and memorie which inhabit teaching
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v18i26.691Palavras-chave:
Atividade de ensino, Memória, ExperiênciaResumo
O presente texto trata de lembranças de atuais professores(as) sobre suas vidas nas escolas onde foram crianças, adolescentes e jovens alunos e alunas, posto que essas lembranças, hoje guardadas em suas memórias, apresentam-se e perpassam suas formas de ser e de exercer a docência. Como sujeitos da nossa pesquisa, escolhemos quinze professores do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas de cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). As entrevistas ocorreram nos anos de 2007, 2008 e 2009 e permitiram que esses profissionais buscassem suas lembranças de seus tempos pretéritos na escola. Orientados pelos princípios teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa e da História Oral, em particular, o estudo procura compreender o que tais lembranças representam e a sua importância nas experiências desses professores no presente, entendendo que o presente as convoca, ressignifica e atualiza. As narrativas dos professores investigados se remetem às décadas de 50 a 90, permitindo observar nas relações entre os docentes e discentes de então, mudanças nas práticas pedagógicas e condutas docentes em sala de aula, se comparadas ao presente. Encontramos também mudanças por parte dos estudantes, sobretudo nas relações e convivência com os professores do passado, trazidos à lembrança, seja quanto aos valores e princípios que as referenciam, seja em termos de maior proximidade, ou de maior exercício crítico.
ABSTRACT
This paper discusses current teacher’s recollections on their school lives since childhood until being young age students once that today their memories have influences in their form of being and practicing the teaching activity. As subjects of our research, 15 primary, secondary and high school teachers were chosen from public schools in Belo Horizonte City’s metropolitan region. The interviews occurred in the 2007/2009 years, and through them professionals could recollect memories from their past times at school. Oriented by the theoretical and methodological principles of the qualitative research, especially the oral history, this study sought to comprehend what such recollections represent and their importance to the current teachers’ experiences and, in some way, understanding that the present time recall, re-mean and actualize them. The investigated teachers’ narratives are referred to the decades of 1950 and 1990, and that permitted us to observe changes between teachers and students’ relations, as in the pedagogical practices and classroom teacher’s behaviors if compared to the present time. Above all, we have also found changes in students’ role, and their relations with past teachers that were recollected, such as values and principles referred to them, or as in terms of proximity or a major critical exercise.
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