Educação do campo e o controverso movimento nacional de educação do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.6964

Palavras-chave:

Educação do Campo. Movimentações sociais no campo. Movimento Nacional de Educação do Campo.

Resumo

O estudo discute a Educação do Campo e o intitulado e controverso “Movimento Nacional de Educação do Campo” publicizado em 2008. Analisa produções publicadas online que tratam do controverso “movimento” entre 2008 e 2020, e justifica-se para compreender sua existência ou não. A pesquisa foi bibliográfica, com um olhar crítico analítico e o resultado da pesquisa é de que, do ponto vista histórico, não existiu o intitulado “Movimento Nacional de Educação do Campo”, mas uma série de movimentações sociais em defesa de uma Educação do e no Campo. Conclui-se que as movimentações foram em nível nacional, por meio de encontros, conferências, seminários e fóruns, a exemplo do I Encontro das Educadoras e Educadores da Reforma Agrária e a 1ª Conferência Nacional Por Uma Educação Básica do Campo”, lutando por uma Educação do e no Campo, crítica, participativa, questionadora, conscientizadora e transformadora.

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Biografia do Autor

Elias Canuto Brandão, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Doutor em Sociologia; Docente no Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR-Campus Paranavaí-PR; Membro do Programa de Pós-Graduação "Mestrado em Formação Docente Interdisciplinar" da UNESPAR; Coordenador do Curso de Especialização em "Educação do Campo: Políticas de inclusão e movimentos sociais"; Coordenador (Líder) do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Educação do Campo (GEPPPEC-UNESPAR); Membro da Articulação Paranaense de Educação do Campo.

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Publicado

06/04/2024

Como Citar

Brandão, E. C. (2024). Educação do campo e o controverso movimento nacional de educação do campo. Educação Em Foco, 27(51), 1–24. https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.6964