Luiz Trindade

– trajetórias, alianças e redes (Santa Catarina, décadas de 1920 e 1930)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6988

Palavras-chave:

Reformas da Instrução Pública, História da Educação, Burocracia Educacional

Resumo

Este artigo tematiza a movimentação funcional, política e as ações de reforma encampadas por Luiz Trindade em Santa Catarina entre as décadas de 1920 e 1930. Para tanto, tomou como fontes os ofícios expedidos pela Diretoria Instrução e pelo Departamento de Educação, a imprensa periódica e a legislação da época. O referencial teórico mobilizado considerou o estudo das práticas como operações (CERTEAU, 1985) e sua categorização em estratégias e táticas (CERTEAU, 2009), bem como a potencialidade do mapeamento das redes de sociabilidades (SIRINELLI, 1996) para entendimento dos deslizamentos políticos e disputas empreendidas pelo sujeito. Como conclusões, destacou os efeitos dos arranjos políticos nas disputas travadas na instrução, na atuação de Luiz Trindade e na historiografia a seu respeito.

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Biografia do Autor

Carolina Philippi, Faculdade de Educação/ Unicamp

Carolina Cechella Philippi - Doutora em Educação (Unicamp)

Mini biografia: Pesquisadora colaboradora junto à Linha de Pesquisa Educação e História Cultural (Faculdade de Educação - Unicamp). Atuou como supervisora da Seção Sociopedagógica e Pedagoga da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) vinculada à linha de pesquisa Educação e História Cultural. Pesquisadora junto ao Programa de Extensão e Pesquisa Historiar a Educação.

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Publicado

19/07/2023

Como Citar

Philippi, C. (2023). Luiz Trindade : – trajetórias, alianças e redes (Santa Catarina, décadas de 1920 e 1930). Educação Em Foco, 26(49). https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6988