Passeios remotos

uma discussão sobre o impacto da Covid-19 na rotina de alunos em preparação para o Enem no Estado de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7056

Palavras-chave:

Ensino médio, Pandemia, Ensino remoto

Resumo

O presente artigo busca compreender o impacto provocado pelo isolamento social imposto pela propagação da COVID-19 na rotina dos estudantes em preparação para o Enem no Estado de Pernambuco. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, orientado pela “netnografia”, com base em um corpus analítico situado no canal EDUCA-PE e nos questionários aplicados com estudantes e professores da rede de ensino.  O estudado indica que as medidas emergenciais tomadas não só alteraram a dinâmica e as práticas educativas, como colocaram em evidência barreiras estruturais que merecem ser consideradas. Assim, com base nos estudos realizados por Belloni (2008) Monteiro (2020) e Kozinets (2010) foi possível traçar um panorama reflexivo que pretende contribuir para análises futuras.

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Biografia do Autor

Ticia Cassiany Ferro Cavalcante, Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais, Centro de Educação, UFPE.

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Associada II do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais, Centro de Educação, UFPE.

Raphael Alves, UFPE

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Educação, Culturas e Identidades no Programa da Universidade Federal Rural de Pernambuco em Parceria com a Fundação Joaquim Nabuco. Pós-Graduado em Linguística Aplicada ao Ensino, pela Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire). Tem Graduação em Letras e em Ciências Econômicas, ambas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

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Publicado

06/04/2024

Como Citar

Cavalcante, T. C. F., & Alves da Silva, R. (2024). Passeios remotos: uma discussão sobre o impacto da Covid-19 na rotina de alunos em preparação para o Enem no Estado de Pernambuco. Educação Em Foco, 27(51), 1–24. https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7056