O vitalismo queer da cibercultura: por uma pedagogia cultural
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7064Palavras-chave:
Cibercultura, Educação em Cultura Visual, Pedagogias culturais, Vitalismo queerResumo
Este artigo parte de investigação realizada no ciberespaço para o PIBIC 2020-2021 na Universidade de Brasília, por meio de uma observação participante em ambientes virtuais e redes sociais durante onze meses na pandemia do vírus SARS Cov-2, para refletir formas de operar Pedagogias Culturais produtoras de cultura na Educação em Cultura Visual. Com esse objetivo indaga formas em que a cibercultura produz visualidades. Este artigo amplia os dados com uma investigação documental de outras iniciativas nas redes de Instagram e Facebook que nasceram ou transformaram-se na situação de distanciamento social. A análise dos dados se baseia na concepção de Pedagogias Culturais de Henry Giroux; agenciamentos máquinicos de Gilles Deleuze e Felix Guattari, vitalismo queer de Claire Colebrook, além de discussões sobre emancipação, contravisualidades e criatividade. Se identificaram operações relevantes para Educação em Cultura Visual: as ações colaborativas como corpo, a aprendizagem autônoma, as operações transdisciplinares e a criação como variação latente.
Downloads
Referências
ABREU, Carla de. Géneros y sexualidades no heteronormativas em las redes sociales digitales. Tesis de Doctorado. Universidad de Barcelona, 2014.
BIESTA, Gert. What’s the Point of Lifelong Learning if Lifelong Learning Has No Point? On the Democratic Deficit of Policies for Lifelong Learning. European Educational Research Journal. Volume 5, Numbers 3 & 4, 2006.
BIESTA, Gert. A New Logic of Emancipation: the methodology of Jacques Rancière. Educational Theory. vol. 60, n° 1, p. 39-59, 2010.
BULHÕES, Maria. Web Arte e Poética dos Territórios. 1ª ed. Porto Alegre: Zouk , 2011.
CAMPOS, Ricardo. Juventude e visualidade no mundo contemporâneo: uma reflexão em torno da imagem nas culturas juvenis. Revista Sociologia, Problemas e Práticas, n. 63, p. 113-137, 2010. Disponível em: <https://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/issue/view/464> Acesso em: março de 2021
COLEBROOK, Claire. Sex after Life: Essays on Extinction. Vol 2. Michigan: Open Humanities Press, 2014.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. What is philosophy? New York: Columbia University Press, 1994.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Mesetas: Capitalismo y Esquizofrenia. Valencia: Pre-Textos, 2002.
DIAS, Belidson. O I/Mundo da Educação em Cultura Visual. Brasília: Editora da Pós-graduação em arte da Universidade de Brasília, 2011.
DUARTE JÚNIOR, João-Francisco: Como a Arte Educa?. In: DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. Fundamentos estéticos da educação. São Paulo: Papírus, p. 95-118, 1995.
DUNCUM, Paul. Picture Pedagogy: Visual Culture Concepts to Enhance de Curriculum. New York: Bloomsbury, 2020.
FREEDMAN, Kerry. Teaching Visual Culture: Curriculum, Aesthetics and the Social Life of Art. N.Y: Teachers College Press, 2003.
GIROUX, Henry. Border Crossings: Cultural Workers and the Politics of Education. New York: Routledge, 2005.
GIROUX, Henry. Public Pedagogy as Cultural Politics. In ALLEN, Felicity (Org.). Education: Documents of Contemporary Art. London: Whitechapel Gallery, Cambridge: MIT Press, 2011.
GIROUX, Henry. Dangerous Pedagogy in the Age of Casino Capitalism and Religious Fundamentalist. Truthout. News Analysis. Wednesday, 29 February, 2012, 05:17. Disponível em: <http://truth-out.org/index.php?option=com_k2&view=item&id=6954:dangerous-pedagogy-in-the-age-of-casino-capitalism-and-religious-fundamentalism>. Acesso em: 4 jul. 2012.
GIROUX, Henry. Pedagogia Crítica, Paulo Freire e a coragem de ser político. Revista e-Curriculum. PUC São Paulo, v. 14, n. 01, p. 296-306, jan./mar.,2016.
GIROUX, Henry. Race, Politics, and Pandemic Pedagogy: Education in a Time of Crisis. London: Bloomsbury Academic, 2021.
HELGUERA, Pablo. Education for Social Engaged Art: A material and Tecniques Handbook. New York: Jorge Pinto Books, 2011.
HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: Proposta para uma Nova Narrativa Educacional. Porto Alegre: Editora Mediação, 2018.
JAGODZINSKY, jan. Visual Art and Education in an era of Designer Capitalism: deconstructing the oral eye. N.Y.: Palgrave Macmillan, 2010.
JAGODZINSKY, jan. Anthropocene, ecology, pedagogy: the future in question. Canadá: Palgrave Macmilian, 2018.
KINCHELOE. Joe. Critical Pedagogy. New York: Peter Lang Publishing, 2008.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Pedagogias Culturais. Santa Maria: Editora UFSM, 2014.
MIRANDA, Fernando; VICCI, Gonzalo; ARDANCHE, Melissa. Investigaciones Pedagógicas em Contextos Hipervisuales. V Seminario Internacional em Educación y Visualidad. Montevideo: Universidad de la República, 2017.
MIRZOEFF, Nicholas. The Right to Look: a counterhistory of visuality. United Kingdom: Duke University Press Books, 2011.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador Emancipado. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.
RYAN, Tina. No Fun. Tina Rivers Ryan on Net art in the age of Covid-19. Artforum. March 30, 2020. Disponível em: https://www.artforum.com/slant/tina-rivers-ryan-on-learning-from-net-art-in-the-age-of-covid-19-82622. Acesso em 01 out., 2022.
SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do Pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. 1ª. ed. São PauloPaulus, 2003.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. 1ª ed. São Paulo: Paulus, 2013.
SOUZA, Narrira Lemos de. Contingência ciborgue e tecnologias do corpo: personagens para repensar a ciência. 2015. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Federal de Goiás, Goiás.
TREND, David. Cultural Pedagogy: Art, Education, Politics. New York: Bergin & Garvey, 1992.
VEIT, Lisa. Artistas e coletivos culturais buscam se reinventar diante da pandemia. Correio Braziliense. Cidades. Postado em 10/07/2020. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2020/07/10/interna_cidadesdf,870930/artistas-e-coletivos-culturais-buscam-se-reinventar-diante-da-pandemia.shtml, Acesso em 10 set., 2022.
WEINER, Eric. Making the Pedagogical (Re) Turn: Henry Giroux´s Insurgent Cultural Pedagogy. JAC. vol. 21 n°. 2, p. 434- 451, Spring, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.