O vitalismo queer da cibercultura: por uma pedagogia cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7064

Palavras-chave:

Cibercultura, Educação em Cultura Visual, Pedagogias culturais, Vitalismo queer

Resumo

Este artigo parte de investigação realizada no ciberespaço para o PIBIC 2020-2021 na Universidade de Brasília, por meio de uma observação participante em ambientes virtuais e redes sociais durante onze meses na pandemia do vírus SARS Cov-2, para refletir formas de operar Pedagogias Culturais produtoras de cultura na Educação em Cultura Visual. Com esse objetivo indaga formas em que a cibercultura produz visualidades. Este artigo amplia os dados com uma investigação documental de outras iniciativas nas redes de Instagram e Facebook que nasceram ou transformaram-se na situação de distanciamento social. A análise dos dados se baseia na concepção de Pedagogias Culturais de Henry Giroux; agenciamentos máquinicos de Gilles Deleuze e Felix Guattari, vitalismo queer de Claire Colebrook, além de discussões sobre emancipação, contravisualidades e criatividade. Se identificaram operações relevantes para Educação em Cultura Visual: as ações colaborativas como corpo, a aprendizagem autônoma, as operações transdisciplinares e a criação como variação latente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Fernandez, Universidade de Brasília

Tatiana Fernández (Maria del Rosario Tatiana Fernández Méndez)

Artista, investigadora e professora adjunta do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, UnB e Doutora em Arte pela mesma universidade.  Sua área de interesse académico inclui as relações entre estética e política, estéticas decoloniais, políticas de identidade, pensamento de fronteira, a virada pedagógica da arte, a vidada da visualidade na educação e a criação de máquinas estético-poéticas para aprender. É coautora de diversos capítulos de livros com Belidson Dias como Pedagogias Culturais nas entre viradas: eventos visuais e artísticos (MARTINS e TOURINHO, 2014), Mapas de Interseções na Educação em Visualidades: evento artístico como pedagogia (VISUALIDADES, vol 11, 2013); (Artistic Event as Pedagogy en IRWIN, Rita; SINNER, Anita (orgs.) PROVOKE: International Perspectives on Visual Arts Dissertations in Education (Vancouver: UBC Press, 2016); Aguas turbulentas: el encuentro entre el giro educativo del arte y el giro de la visualidade em la educación (Arnodes Revista de Arte, ciência y tecnología, 2016); Looking at New Trends and Policies in Latin American Art Education en BARTON, Georgina; BAGULEY Margaret (Eds.) The Palgrave Handbook of Global Arts Education (London: Palgrave Macmillan, 2017); The Spectacle Quotidian and Critical Pedagogical Practices in Art Education: South American Visions (Richard Hickman;John Baldacchino; Kerry Freedman; Emese Hal; Nigel Meager. (Org.). The International Encyclopedia of Art and Design Education, Wiley Blackwell, 2019). Coeditora con Anita Sinner, Rita Irwin y Belidson Dias do dossiê especial Investigação Baseada em Artes (Arts Based Research) para la revista VIS de la UnB (2017). Outras publicações incluem O Grande Louco: o olhar insubordinado de Simón Rodriguez (Revista Educação, Sociedade e Culturas da Universidade do Porto, 2013).

Lattes - http://lattes.cnpq.br/2809713635725046

Orcid - https://orcid.org/0000-0002-7638-4448

Grazielle Oliveira Santana Ribeiro, Universidade de Brasília

Graduada em Artes Visuais, Licenciatura, na Universidade de Brasília - UnB (2021); Possui curso técnico profissionalizante em Técnico em Informática pelo Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Gama (2014); e curso de qualificação em Neuropedagogia, Desenho Didático para o ensino On-Line e Mediação em Ead (2021).Tem experiência na área informática, de Artes Visuais e, Arte e educação. Atualmente cursando Artes Visuais, Bacharel, pela Universidade de Brasília - UnB, e pós-graduação em Proficiências em Tecnologias Digitais para uma educação Empreendedora, pela Instituição Educacional Essência do Saber. 

Referências

ABREU, Carla de. Géneros y sexualidades no heteronormativas em las redes sociales digitales. Tesis de Doctorado. Universidad de Barcelona, 2014.

BIESTA, Gert. What’s the Point of Lifelong Learning if Lifelong Learning Has No Point? On the Democratic Deficit of Policies for Lifelong Learning. European Educational Research Journal. Volume 5, Numbers 3 & 4, 2006.

BIESTA, Gert. A New Logic of Emancipation: the methodology of Jacques Rancière. Educational Theory. vol. 60, n° 1, p. 39-59, 2010.

BULHÕES, Maria. Web Arte e Poética dos Territórios. 1ª ed. Porto Alegre: Zouk , 2011.

CAMPOS, Ricardo. Juventude e visualidade no mundo contemporâneo: uma reflexão em torno da imagem nas culturas juvenis. Revista Sociologia, Problemas e Práticas, n. 63, p. 113-137, 2010. Disponível em: <https://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/issue/view/464> Acesso em: março de 2021

COLEBROOK, Claire. Sex after Life: Essays on Extinction. Vol 2. Michigan: Open Humanities Press, 2014.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. What is philosophy? New York: Columbia University Press, 1994.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Mesetas: Capitalismo y Esquizofrenia. Valencia: Pre-Textos, 2002.

DIAS, Belidson. O I/Mundo da Educação em Cultura Visual. Brasília: Editora da Pós-graduação em arte da Universidade de Brasília, 2011.

DUARTE JÚNIOR, João-Francisco: Como a Arte Educa?. In: DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. Fundamentos estéticos da educação. São Paulo: Papírus, p. 95-118, 1995.

DUNCUM, Paul. Picture Pedagogy: Visual Culture Concepts to Enhance de Curriculum. New York: Bloomsbury, 2020.

FREEDMAN, Kerry. Teaching Visual Culture: Curriculum, Aesthetics and the Social Life of Art. N.Y: Teachers College Press, 2003.

GIROUX, Henry. Border Crossings: Cultural Workers and the Politics of Education. New York: Routledge, 2005.

GIROUX, Henry. Public Pedagogy as Cultural Politics. In ALLEN, Felicity (Org.). Education: Documents of Contemporary Art. London: Whitechapel Gallery, Cambridge: MIT Press, 2011.

GIROUX, Henry. Dangerous Pedagogy in the Age of Casino Capitalism and Religious Fundamentalist. Truthout. News Analysis. Wednesday, 29 February, 2012, 05:17. Disponível em: <http://truth-out.org/index.php?option=com_k2&view=item&id=6954:dangerous-pedagogy-in-the-age-of-casino-capitalism-and-religious-fundamentalism>. Acesso em: 4 jul. 2012.

GIROUX, Henry. Pedagogia Crítica, Paulo Freire e a coragem de ser político. Revista e-Curriculum. PUC São Paulo, v. 14, n. 01, p. 296-306, jan./mar.,2016.

GIROUX, Henry. Race, Politics, and Pandemic Pedagogy: Education in a Time of Crisis. London: Bloomsbury Academic, 2021.

HELGUERA, Pablo. Education for Social Engaged Art: A material and Tecniques Handbook. New York: Jorge Pinto Books, 2011.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: Proposta para uma Nova Narrativa Educacional. Porto Alegre: Editora Mediação, 2018.

JAGODZINSKY, jan. Visual Art and Education in an era of Designer Capitalism: deconstructing the oral eye. N.Y.: Palgrave Macmillan, 2010.

JAGODZINSKY, jan. Anthropocene, ecology, pedagogy: the future in question. Canadá: Palgrave Macmilian, 2018.

KINCHELOE. Joe. Critical Pedagogy. New York: Peter Lang Publishing, 2008.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Pedagogias Culturais. Santa Maria: Editora UFSM, 2014.

MIRANDA, Fernando; VICCI, Gonzalo; ARDANCHE, Melissa. Investigaciones Pedagógicas em Contextos Hipervisuales. V Seminario Internacional em Educación y Visualidad. Montevideo: Universidad de la República, 2017.

MIRZOEFF, Nicholas. The Right to Look: a counterhistory of visuality. United Kingdom: Duke University Press Books, 2011.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador Emancipado. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

RYAN, Tina. No Fun. Tina Rivers Ryan on Net art in the age of Covid-19. Artforum. March 30, 2020. Disponível em: https://www.artforum.com/slant/tina-rivers-ryan-on-learning-from-net-art-in-the-age-of-covid-19-82622. Acesso em 01 out., 2022.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do Pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. 1ª. ed. São PauloPaulus, 2003.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. 1ª ed. São Paulo: Paulus, 2013.

SOUZA, Narrira Lemos de. Contingência ciborgue e tecnologias do corpo: personagens para repensar a ciência. 2015. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Federal de Goiás, Goiás.

TREND, David. Cultural Pedagogy: Art, Education, Politics. New York: Bergin & Garvey, 1992.

VEIT, Lisa. Artistas e coletivos culturais buscam se reinventar diante da pandemia. Correio Braziliense. Cidades. Postado em 10/07/2020. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2020/07/10/interna_cidadesdf,870930/artistas-e-coletivos-culturais-buscam-se-reinventar-diante-da-pandemia.shtml, Acesso em 10 set., 2022.

WEINER, Eric. Making the Pedagogical (Re) Turn: Henry Giroux´s Insurgent Cultural Pedagogy. JAC. vol. 21 n°. 2, p. 434- 451, Spring, 2001.

Downloads

Publicado

29/04/2023

Como Citar

Fernandez, T., & Oliveira Santana Ribeiro, G. (2023). O vitalismo queer da cibercultura: por uma pedagogia cultural. Educação Em Foco, 26(48). https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7064

Edição

Seção

Dossiê Ativismo Visual e Educação: práticas formacionais na Cultura Visual