Desafios em um percurso de formação por alternância diante de um cenário tido como sociedade líquida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.7097

Palavras-chave:

Casa Familiar Rural, Liquidez, Pedagogia da Alternância

Resumo

O artigo evidencia os discursos de entrevistados quanto aos desafios postos pela sociedade líquida e proposições para o enfrentamento dos mesmos no contexto de formação pela pedagogia da alternância em Casas Familiares Rurais brasileira e francesa. A pedagogia da alternância surge como resposta às dificuldades do final da década de 1930 na França, com propósito de integrar formação escolar e atividades rurais nos contextos familiares. O sistema de ensino ganhou notoriedade e espalhou-se pelo mundo resistindo transformações de cada tempo com algumas mudanças na organização mantendo sua identidade e pilares. Em um contexto de sociedade líquida, caracterizada por Zygmunt Bauman, desafios são encontrados quanto ao perfil de jovem estudante, à manutenção e perpetuação do sistema educativo. Destaca-se o potencial da pedagogia da alternância frente aos desafios encontrados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, com estudo de campo por meio de entrevistas individuais e grupais, análise de discurso para as mesmas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Dal Canton, URI FW

Vanessa Dal Canton - Bolsista Capes e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) - Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Câmpus de Frederico Westphalen. Mestre em Educação (URI). Graduada em Pedagogia (URI). Especialista em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (URI). Licencianda em Educação do Campo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/Polo UAB de Seberi/RS).  Membro do Grupo de Pesquisa: Rede Iberoamericana de Estudos em Docência, Emancipação e Direito Educativo – RIEDEDE.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8036224717211721

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0887-1057

Luci Mary Duso Pacheco

Luci Mary Duso Pacheco - Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Graduada em Pedagogia (URI). Atualmente é professora da URI - Câmpus de Frederico Westphalen nos Cursos de Pedagogia e Direito. Também é Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) - Mestrado e Doutorado em Educação, pela mesma Universidade.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5121205972510282

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8585-8246

Referências

ALMEIDA, Felipe Quintão de; GOMES, Ivan Marcelo; BRACHT, Valter. Bauman & a Educação. 2. ed. Belo Horizonte/BH: Editora Autêntica, 2016.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro/RJ: Editora Zahar, 2001.

BEGNAMI, João Batista. Formação Pedagógica de Monitores das Escolas Famílias Agrícolas e Alternâncias: um estudo intensivo dos processos formativos de cinco monitores. 2003. 319 f. Dissertação (Mestrado Internacional em Ciências da Educação). Universidade Nova de Lisboa, Portugal, Universidade François Rabelais de Tours, França, 2003.

BEGNAMI, João Batista. Os CEFFAs e a gestão democrática nas escolas do campo. Brasília/DF: SECAD/MEC, 2009.

ESTEVAM, Dimas de Oliveira. Casa Familiar Rural: a formação com base na pedagogia da alternância em Santa Catarina. 2001. 182 f. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2001.

GIMONET, Jean-Claude. Praticar e Compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Tradução: BURGHGRAVE, Thierry de. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2007.

GIMONET, Jean-Claude. A alternância na formação “Método pedagógico ou novo sistema educativo?” A experiência das Casas Familiares Rurais. Disponível em: <http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2010-2/Educacao-MII/2SF/Alternancia.pdf> Acesso em: 05 fev. 2020.

MOSÉ, Viviane. A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro/RJ: Civilização Brasileira, 2013.

NASCIMENTO, Claudemiro Godoy do. A Educação Camponesa como espaço de resistência e recriação da cultura: um estudo sobre as concepções e práticas educativas da Escola Família Agrícola de Goiás – EFAGO. 2005. 321f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação.

NOSELLA, Paolo. Origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória/ES: Editora EDUFES, 2012.

PACHECO, Luci Mary Duso. Práticas educativas escolares de enfrentamento da exclusão social no meio rural: a pedagogia da alternância e a Casa Familiar Rural em Frederico Westphalen. 2010. 207f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo/RS, 2010.

Publicado

03/08/2023

Como Citar

Dal Canton, V., & Duso Pacheco, L. M. (2023). Desafios em um percurso de formação por alternância diante de um cenário tido como sociedade líquida. Educação Em Foco, 26(49). https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.7097