OS casos de violência física entre estudantes

outros possíveis sujeitos nos discursos apassivados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7187

Palavras-chave:

Pós-Estruturalismo, Violência física, Discursos, Sujeitos, Identidades

Resumo

Este ensaio analisa os discursos escritos e apassivados das estudantes que praticaram atos de violência física entre pares, que constam nos registros dos livros de ocorrências escolares, como sujeitos de discursos constituintes de outros sujeitos e identidades não normativas. Essa violência é caracterizada por todo movimento do corpo humano que se propõe, nas relações de poder, ferir e subjugar o outro física e psicologicamente pelo uso da força. A partir desses acontecimentos empíricos, aos quais chamamos de não discursivos, circulam discursos gerativos dos sujeitos constitutivos de outros sujeitos. Ancorados na perspectiva pós-estruturalista e na metodologia da análise do discurso de filiação francesa foucaultiana, o ensaio aponta, sem pretender esgotar a discussão, para a existência de outros sujeitos e identidades que vão sendo constituídas no discurso apassivado das estudantes que praticaram atos de violência física. Também abriremos caminhos para análise mais profunda em nosso trabalho de tese, acerca desses sujeitos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergivano Santos, Escola de Referência Elisete Lopes

doutorando em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Mestre em Ciências Sociais pela Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ. Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Superior de Educação de Floresta-ISEF. Especialista em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru-FAFICA. Graduando em Pedagogia (2ª Graduação) pela Unicesumar. Graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru-FAFICA. Em todas as formações, pesquisando nas temáticas de Violências. ATUALMENTE é integrante do Projeto de Pesquisa: Inteligibilidades docentes, discentes e a equidade social: possíveis fortalecimento do caráter plural e democrático da escola, no programa de Doutorado em Educação Cntemporânea-UFPE/CAA em parceria com a UNIVERSID EL BOSQUE, Colômbia. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq: Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidade / UFPE. Membro do Grupo de Estudos em Teoria do Discurso Francesa. Membro da Coordenação Coletiva da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais - ABECS - Regional Pernambuco. Vice-Coordenador Pedagógico no Colégio CEMA (Centro Educacional Maria Alice) de 2008 a 2020. Participou do Grupo de Estudos: Educação, Inclusão Social e Direitos Humanos, na temática: Violência, Crime e Direitos Humanos - CNPq/UFPE./CAA- 2015 a 2016, coordenado pela professora Ana Maria de Barros. Atuou como membro titular, representando a Diocese de Caruaru, no Conselho Municipal de Segurança (CONSECA) de 2007 a 2013. Bolsista do Núcleo de Pesquisa da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, 2004 - 2005. Sua pesquisa se concentra nas áreas de Ciências Sociais, Educação e Diversidade. No campo da Pesquisa tem se dedicado, principalmente, a: Violência na Escola, Juventude, Gênero, Identidade, Ensino de Sociologia. Como professor universitário (Graduação e Pós-Graduação) tem atuado nas seguintes áreas: Fundamentos Filosóficos da Educação, Fundamentos Sócio-antropológico da Educação, Sociologia da Educação. Na educação Básica tem atuado com Ensino de Sociologia e Ensino de Filosofia. Tem atuado como palestrante com temas referentes ao papel dos homens no combate a violência contra a Mulher.

CV: https://lattes.cnpq.br/4044746108152747

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6933-7654

Marcelo Miranda

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, no Núcleo de Formação Docente (NFD), Campus do Agreste (CAA/UFPE). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC/UFPE). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidade/UFPE; vice-líder do Grupo de Pesquisa CNPq: DIVERSIONES - Direitos Humanos, Poder e Cultura em Gênero e Sexualidade. UFPE; membro do Grupo de Pesquisa CNPq: Religiosidades, Educação, Memórias e Sexualidades; Coordenador do Eixo Temático 06: Gênero, Sexualidade e Educação no Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco (EPEPE) e Coordenador do Grupo de Trabalho 10 – Gênero, Homens, Masculinidades e Intersecções, do Encontro Internacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações de Gênero. Desenvolve pesquisas com as temáticas: Gênero, Sexualidade, Direitos Humanos e suas relações com Políticas Educacionais, Sociologia da Educação, Interculturalidade e Interseccionalidades. E-mail: marcelo.gmiranda@ufpe.br   - Endereço para acessar este CV: https://lattes.cnpq.br/0515157502980112   ORCID MARCELO MIRANDA - https://orcid.org/0000-0001-9805-4792

Referências

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Tradução Maria Helena Kuhner. – 2ª ed. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

______. O poder simbólico / Pierre Bourdieu; tradução Fernando Tomaz (português de Portugal) - 13º ed. - Rio de Janeiro; Bertrand Brasil, 2010. 322p.

BUTLER, Judith. Cuerpos que importan: sobre los límites materiales y discursivo del “sexo”. Buenos Aires, Barcelona, México: Paidós, 2008.

______. Problemas de gênero: Feminismo e subversão de identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

FOUCAULT, Michel. “Verdade e Poder”. In: Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal,1979.

______. Microfísica do poder. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: edições Graal, 1979b.

______. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 16. ed. São Paulo: Loyola, 2008.

HALL, Stuart. “Quem precisa de identidade?” In: SILVA, Tomás Tadeu da (Org.). Identidade e Diferença. 15.ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

JESUS, Jaqueline G. de (Org.). Transfeminismo: teorias e práticas. Rio de Janeiro: Metanoia Editora, 2019

LARROSA, Jorge. “Como se chega a ser o que é. Para além da Bildung”. In: Nietzsche e a Educação. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 41-67.

MORO, Neiva de O. (2006)."livro preto”: como eram tratadas a disciplina e a indisciplina nas escolas da região dos Campos Gerais - sua base legal, conteúdo e representações sociais que produzem. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval; NASCIMENTO, Maria Isabel M. (Orgs.). Navegando pela história da educação brasileira. 1. CD-ROM, ISBN: 85-7713- 029-0, Campinas: HISTEDBR, 2006.

NASCENTE, Renata M. Moschen. FONSECA, Débora C. Conflitos e livros de ocorrência no cotidiano da escola pública: alguns caminhos de investigação. 37ª Reunião Nacional da ANPEd –– Florianópolis, UFSC, 04-08 out/2015.

NASCIMENTO, Kelly A. do; SOUSA, Celeste A. Dias e; AZEVEDO, Inês A. de Sousa. Registros em livros de ocorrência das escolas públicas de cidades localizadas a leste de Minas Gerais: uma análise documental, (2007). Grupo de Pesquisa Infância e compromisso da sociedade. Universitário de Caratinga – UNEC. http://www.unec.edu.br/ics/pesquisas/registros_em_livros_de_ocorrencia. Acesso em: jun/2017.

NEVES, Paulo R. "As meninas de agora estão piores que os meninos": gênero, conflito e violência na escola. São Paulo: FEUSP (Dissertação), 2008.

NOGUEIRA, Christina Gladys de Mingareli. MIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves

de. A (re)produção das masculinidades hegemônicas: homens, famílias populares e violações dos direitos humanos. In: Revista Interritórios, v. 3, n. 5, p. xxxx, 2017. DOI: https://doi.org/10.51359/2525-7668.2017.234444

OLIVEIRA, Marilisa do Rocio. OLIVEIRA, Giovanni Araújo de. O Estruturalismo e a construção formal: estudo dos elementos constitutivos de uma totalidade, suas relações, significados e significantes que formam uma estrutura. Congresso Internacional de Educação. Gestão Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável, 17 set. 2007.

POSSENTI, Sírio. Os limites do discurso. Curitiba: Criar Edições, 2002.

SANTOS, Sergivano Antonio dos. Violência no espaço escolar: discurso, sujeito e as práticas em escolas públicas de Caruaru. Dissertação apresentada à Banca do Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio - MPCS – da Fundação Joaquim Nabuco –FUNDAJ na linha de pesquisa: Sociedade, Cultura e Desenvolvimento como requisito para obtenção do título de Mestre. Recife, 2019.

SANTOS, Sergivano Antonio dos, Os registros das práticas de violência física nos livros de ocorrências: o caso de estudantes de ensino médio de duas escolas estaduais em Caruaru. In: Entre Currículos: sujeitos e subjetividades contemporâneas (Org.). MARTINEZ, Lucas da S. - 1ª ed. – Curitiba: Bagai, 2020a.

SANTOS, Sergivano Antonio dos, As narrativas nos livros de ocorrências: uma análise das práticas de violência física entre os estudantes In: Ciências sociais aplicadas: as relações como meio de compreender a sociedade. In: (Org.) SILVESTRE, Luciana P. F. Ponta Grossa: Atena, 2020b. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.7402016108

SANCHEZ, Renata Latuf de Oliveira. Estruturalismo e Pós-Estruturalismo: Diálogos entre Cinema e Arquitetura Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação Ano 6 - Edição 1 – Setembro-Novembro 2012. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.46376

RATTO, Ana Lúcia Silva. Livros de ocorrência: (in) disciplina, normalização e subjetivação. São Paulo: Cortez, 2007. Disponível em: https://pt.slideshare.net/lisispencergoethel/livro-livros-de-ocorrencia-ratto. Acesso em: jul/2017.

SILVA, Luiz Antônio Machado da. Sociabilidade violenta: por uma interpretação da criminalidade contemporânea no Brasil urbano. Sociedade e Estado, Brasília, v. 19, n. 1, p. 53-84, jan./jun. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922004000100004. Acesso em: 14/09/2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69922004000100004

TEDESCHI, Sirley Lizott; PAVAN, Ruth. A produção do conhecimento em educação: o Pós-estruturalismo como potência epistemológica. In: Práxis Educativa, v. 12, n. 3, p. 772-87, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.005

VEIGA-NETO, Alfredo. “O sujeito”. In: Foucault e a Educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 107-15.

______. “O poder-saber”. In: Foucault e a Educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 117-31.

VINCI, Christian F. R. Guimarães. O pensamento pós-estruturalista na pesquisa educacional brasileira: um possível itinerário. In: Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. Número 27: nov/2016-abr/2017, p. 42-58. DOI: https://doi.org/10.26512/resafe.v0i27.4877

WILLIAMS, James. Pós-estruturalismo. Tradução de Caio Liudvik. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

Downloads

Publicado

06/04/2024

Como Citar

Santos, S., & Marcelo Miranda. (2024). OS casos de violência física entre estudantes: outros possíveis sujeitos nos discursos apassivados. Educação Em Foco, 27(51), 1–19. https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7187