OS casos de violência física entre estudantes

outros possíveis sujeitos nos discursos apassivados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7187

Palavras-chave:

Pós-Estruturalismo, Violência física, Discursos, Sujeitos, Identidades

Resumo

Este ensaio analisa os discursos escritos e apassivados das estudantes que praticaram atos de violência física entre pares, que constam nos registros dos livros de ocorrências escolares, como sujeitos de discursos constituintes de outros sujeitos e identidades não normativas. Essa violência é caracterizada por todo movimento do corpo humano que se propõe, nas relações de poder, ferir e subjugar o outro física e psicologicamente pelo uso da força. A partir desses acontecimentos empíricos, aos quais chamamos de não discursivos, circulam discursos gerativos dos sujeitos constitutivos de outros sujeitos. Ancorados na perspectiva pós-estruturalista e na metodologia da análise do discurso de filiação francesa foucaultiana, o ensaio aponta, sem pretender esgotar a discussão, para a existência de outros sujeitos e identidades que vão sendo constituídas no discurso apassivado das estudantes que praticaram atos de violência física. Também abriremos caminhos para análise mais profunda em nosso trabalho de tese, acerca desses sujeitos. 

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Biografia do Autor

Sergivano Santos, Escola de Referência Elisete Lopes

doutorando em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Mestre em Ciências Sociais pela Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ. Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Superior de Educação de Floresta-ISEF. Especialista em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru-FAFICA. Graduando em Pedagogia (2ª Graduação) pela Unicesumar. Graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru-FAFICA. Em todas as formações, pesquisando nas temáticas de Violências. ATUALMENTE é integrante do Projeto de Pesquisa: Inteligibilidades docentes, discentes e a equidade social: possíveis fortalecimento do caráter plural e democrático da escola, no programa de Doutorado em Educação Cntemporânea-UFPE/CAA em parceria com a UNIVERSID EL BOSQUE, Colômbia. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq: Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidade / UFPE. Membro do Grupo de Estudos em Teoria do Discurso Francesa. Membro da Coordenação Coletiva da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais - ABECS - Regional Pernambuco. Vice-Coordenador Pedagógico no Colégio CEMA (Centro Educacional Maria Alice) de 2008 a 2020. Participou do Grupo de Estudos: Educação, Inclusão Social e Direitos Humanos, na temática: Violência, Crime e Direitos Humanos - CNPq/UFPE./CAA- 2015 a 2016, coordenado pela professora Ana Maria de Barros. Atuou como membro titular, representando a Diocese de Caruaru, no Conselho Municipal de Segurança (CONSECA) de 2007 a 2013. Bolsista do Núcleo de Pesquisa da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, 2004 - 2005. Sua pesquisa se concentra nas áreas de Ciências Sociais, Educação e Diversidade. No campo da Pesquisa tem se dedicado, principalmente, a: Violência na Escola, Juventude, Gênero, Identidade, Ensino de Sociologia. Como professor universitário (Graduação e Pós-Graduação) tem atuado nas seguintes áreas: Fundamentos Filosóficos da Educação, Fundamentos Sócio-antropológico da Educação, Sociologia da Educação. Na educação Básica tem atuado com Ensino de Sociologia e Ensino de Filosofia. Tem atuado como palestrante com temas referentes ao papel dos homens no combate a violência contra a Mulher.

CV: https://lattes.cnpq.br/4044746108152747

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6933-7654

Marcelo Miranda

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, no Núcleo de Formação Docente (NFD), Campus do Agreste (CAA/UFPE). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC/UFPE). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidade/UFPE; vice-líder do Grupo de Pesquisa CNPq: DIVERSIONES - Direitos Humanos, Poder e Cultura em Gênero e Sexualidade. UFPE; membro do Grupo de Pesquisa CNPq: Religiosidades, Educação, Memórias e Sexualidades; Coordenador do Eixo Temático 06: Gênero, Sexualidade e Educação no Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco (EPEPE) e Coordenador do Grupo de Trabalho 10 – Gênero, Homens, Masculinidades e Intersecções, do Encontro Internacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações de Gênero. Desenvolve pesquisas com as temáticas: Gênero, Sexualidade, Direitos Humanos e suas relações com Políticas Educacionais, Sociologia da Educação, Interculturalidade e Interseccionalidades. E-mail: marcelo.gmiranda@ufpe.br   - Endereço para acessar este CV: https://lattes.cnpq.br/0515157502980112   ORCID MARCELO MIRANDA - https://orcid.org/0000-0001-9805-4792

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Publicado

06/04/2024

Como Citar

Santos, S., & Marcelo Miranda. (2024). OS casos de violência física entre estudantes: outros possíveis sujeitos nos discursos apassivados. Educação Em Foco, 27(51), 1–20. https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7187