Leitura literária afro-brasileira na educação infantil e suas contribuições numa prática sociocultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.7751

Palavras-chave:

Educação na infância, Leitura, Literatura Afro-Brasileira.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a existência e utilização de uma prática sociocultural, partindo do trabalho com a literatura afro-brasileira, em sala de aula. Dessa forma, a questão norteadora da pesquisa busca saber: Como os docentes têm utilizado práticas socioculturais no desenvolvimento dos educandos com a literatura na Educação Infantil? A pesquisa teve como base a abordagem qualitativa, que ocorreu através de pesquisa de campo realizada no primeiro semestre de 2022, em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), em Codó-MA, tendo como técnica a observação e o questionário como fonte de pesquisa, com docentes do turno matutino da instituição. Os resultados da pesquisa, a partir dos questionários e a observação feita em campo evidenciaram que os professores conhecem a importância e a relevância de uma prática sociocultural com a literatura, entretanto, suas práticas não agregam a literatura afro-brasileira. 

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Biografia do Autor

Sarah Luz da Conceição, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduada em Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Maranhão - Campus Codó, em 2022. Pós-graduanda em Gestão, supervisão e planejamento escolar pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), polo Codó. Graduanda em Bacharelado em Teologia pelo Centro de Estudos BetHakam, polo Codó.

Cristiane Dias Martins da Costa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pós-doutora pela Binghamton University, NY/EUA (2018); Doutora em Educação (2013) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG (2009); onde também realizou sua graduação em Pedagogia (2006). Na UFMG atuou como pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE/FaE/UFMG. É Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão, lotada no Curso de Pedagogia, Campus Codó. Atualmente faz parte Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica - PPGEEB/UFMA. Líder do Grupo de Pesquisa em Formação Docente (FORDOC).

Joelson de Sousa Morais, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa Formação de Professores, Currículo, Trabalho Docente e Avaliação (Bolsista CAPES). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ), do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CPNQ) e do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas (NUPEFORDEPE/UFPI).

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Publicado

18/03/2025

Como Citar

Conceição, S. L. da, Costa, C. D. M. da, Morais, J. de S., & Aragão Silva, J. C. (2025). Leitura literária afro-brasileira na educação infantil e suas contribuições numa prática sociocultural. Educação Em Foco, 28(54), 1–26. https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.7751
Recebido 2023-08-04
Aceito 2024-09-26
Publicado 2025-03-18