Medidas Institucionais da Universidade Federal do Paraná para o Enfrentamento da Pandemia de Covid-19:

implicações no contexto dos cursos de licenciatura da área de Ciências da Natureza e Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7763

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Ensino Superior na Pandemia, Formação de Professores, Ações Institucionais, Pandemia

Resumo

O estudo tem como objetivo mapear as iniciativas institucionais adotadas pela Universidade Federal do Paraná para lidar com a pandemia, com um foco especial nos cursos de Licenciatura nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática. O plano de pesquisa adotado é de natureza analítico-documental, utilizando como corpus os editais, portarias e resoluções emitidos pela UFPR durante a pandemia de COVID-19. Ao suspender o calendário de 2020 e instituir períodos especiais de ensino remoto, foi viabilizada a continuidade da formação dos estudantes. Os resultados revelaram uma clara preocupação com a saúde tanto da comunidade interna quanto externa, com medidas garantindo a continuidade do calendário acadêmico por meio do ensino remoto. Destacam-se, nesse contexto, as ações assistenciais e de inclusão digital, além dos estímulos para a continuidade formativa nos cursos de licenciatura. Exemplos desses estímulos incluem bolsas para projetos de extensão realizados remotamente e a manutenção dos estágios supervisionados.

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Biografia do Autor

Eliana Santana Lisbôa, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação, com ênfase em Tecnologias Educativas, Professora do Departamento de Educação, Ensino e Ciências e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Tiago Venturi, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação Científica e Tecnológica, Professor do Departamento de Educação, Ensino e Ciências e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Myllena Aparecida de Souza Santos, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Ciências Biológicas, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Publicado

21/06/2024

Como Citar

Lisbôa, E. S., Venturi, T., & Santos, M. A. de S. (2024). Medidas Institucionais da Universidade Federal do Paraná para o Enfrentamento da Pandemia de Covid-19:: implicações no contexto dos cursos de licenciatura da área de Ciências da Natureza e Matemática. Educação Em Foco, 27(52), 1–29. https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7763