Inovação e formação contínua de professores de ciências

Autores

  • Paulo Sérgio Garcia Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v12i13.80

Palavras-chave:

Inovação, mudança, formação contínua de professores.

Resumo

Anualmente chegam muitas inovações às escolas, algumas delas interessantes, outras descontextualizadas e outras com o objetivo de formar professores. É comum, no Brasil, a utilização da inovação para solucionar problemas relativos à educação e, muitas vezes, utiliza-se o termo para legitimar projetos ultrapassados e padronizar práticas, desconsiderando a diversidade do contexto sociocultural. Pesquisas sugerem a superação desse modelo instrumental e sinalizam a necessidade de focar novas estratégias de desenvolvimento institucional. Este estudo analisou os efeitos de um projeto de inovação sobre a formação de professores de ciências. Foram entrevistados 11 docentes do ensino fundamental de três escolas públicas da cidade de São Caetano do Sul que participaram de um projeto de inovação no ensino de ciências. Os dados mostraram que a utilização da inovação como estratégia de formação de professores reduz a formação a poucos aprendizados. Alguns fatores redutores identificados relacionam-se à falta de apoio aos professores, de tempo para esses desenvolverem as mudanças, de recursos materiais e, sobretudo, de continuidade desses projetos.

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Biografia do Autor

Paulo Sérgio Garcia, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

01/08/2009

Como Citar

Garcia, P. S. (2009). Inovação e formação contínua de professores de ciências. Educação Em Foco, 12(13), 161–189. https://doi.org/10.24934/eef.v12i13.80