Inovação e formação contínua de professores de ciências
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v12i13.80Keywords:
Inovação, mudança, formação contínua de professores.Abstract
Anualmente chegam muitas inovações às escolas, algumas delas interessantes, outras descontextualizadas e outras com o objetivo de formar professores. É comum, no Brasil, a utilização da inovação para solucionar problemas relativos à educação e, muitas vezes, utiliza-se o termo para legitimar projetos ultrapassados e padronizar práticas, desconsiderando a diversidade do contexto sociocultural. Pesquisas sugerem a superação desse modelo instrumental e sinalizam a necessidade de focar novas estratégias de desenvolvimento institucional. Este estudo analisou os efeitos de um projeto de inovação sobre a formação de professores de ciências. Foram entrevistados 11 docentes do ensino fundamental de três escolas públicas da cidade de São Caetano do Sul que participaram de um projeto de inovação no ensino de ciências. Os dados mostraram que a utilização da inovação como estratégia de formação de professores reduz a formação a poucos aprendizados. Alguns fatores redutores identificados relacionam-se à falta de apoio aos professores, de tempo para esses desenvolverem as mudanças, de recursos materiais e, sobretudo, de continuidade desses projetos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2009-08-01
How to Cite
Garcia, P. S. (2009). Inovação e formação contínua de professores de ciências. Educação Em Foco, 12(13), 161–189. https://doi.org/10.24934/eef.v12i13.80
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.