Entre Realidades e Representações: Funcionamento e Alcances do Programa Jovem de Futuro, Viçosa – MG, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8152Palavras-chave:
Formação Profissional, Juventude, Políticas PúblicasResumo
Este artigo contextualiza uma política assistencial voltada para o público jovem, elencando os atributos da participação pelos sujeitos da aprendizagem, enfatizando as opiniões, percepções, pontos de vista e apreendendo as representações de jovens acerca das experiências junto a esses programas. De natureza qualitativa, a operacionalização da pesquisa se deu mediante aplicação de entrevista semiestruturada, como instrumento para obtenção de dados. Da mesma forma, buscou-se analisar e aprofundar as concepções desagregadas por meio do emprego da Análise de Conteúdo, como método para a organização deles. Os resultados revelaram que as experiências vividas durante o período formativo renovaram e potencializaram perspectivas, que influenciaram as possibilidades de ação dos jovens interpelados, em especial quanto à capacidade de reflexão sobre si e a construção de novas concepções, com reverberações nos seus campos de possibilidade e suas relações frente às suas famílias e à vida futura.
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