Docências universitárias, ciberformação e constituição do ser docente:
caminhos e percursos investigativos
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https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8194Palavras-chave:
Cultura Digital, Docências Contemporâneas, Formação Docente, Profissionalização DocenteResumo
O artigo apresenta resultados de duas teses e objetivam entender os processos de formação no ensino superior, seja em um enfoque da profissionalização docente mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ou a busca ontológica da constituição do ser docente por meio dos processos de ciberformação. Qualitativas e multirreferenciais as pesquisas, têm metodologias distintas, uma articulada à fenomenologia e a outra articulada à metodologia da conversa e à arqueogenealogia. O Estudo/pesquisa buscou elementos de consolidação da cultura digital, o fortalecimento de uma nova cultura formativa e profissionalizante mediada pelas tecnologias e o entendimento de que enunciados e discursos docentes constituem do ser docente nas docências universitárias. Os resultados sinalizam que há deficiência no letramento digital, programas formativos deficitários nas IES pesquisadas e que processos de ciberformação podem fazer emergir princípios que promovam a emancipação e a conscientização tecnológica crítica do ser docente e dos sujeitos na contemporaneidade.
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