Jovens e construções subjetivas - identidade e valores interagem na hipertextualidade
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v12i14.82Palavras-chave:
Jovens, valores, subjetividade, identidade, cibercultura.Resumo
A pesquisa apresenta as análises da dissertação “Os jovens e o mundo virtu@l: as artimanhas dos valores nos ch@ts da internet”, têm como objetivo identificar valores construídos pelos jovens na comunicação cibernética e suas implicações na construção identitária individual e coletiva, explora concepções conceituais a respeito da categoria juventude a partir do saber elaborado nas relações “comunicacionais experienciadas” no ciberespaço. Explora relações com a aprendizagem escolar e informal das salas de bate papo. Abordagem qualitativa, com pesquisa descritiva e exploratória, constituída por instrumentos com técnicas múltiplas, indo da formalidade dos questionários à informalidade das salas de chats. A análise e interpretação dos dados norteiam-se pelo método analítico e dialético, permitindo constante formulação de hipóteses. O referencial teórico entremeia esclarecendo aspectos da sociologia e psicologia da juventude, axiologia dos valores e sentido/significado da tecnologia. O ciberespaço ressignifica espaços do ensinar/aprender nas múltiplas facetas que o sujeito, hoje, se compõe/constrói.Downloads
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Publicado
04/02/2010
Como Citar
Grinspun, M. P. S. Z., & Costa, P. M. D. (2010). Jovens e construções subjetivas - identidade e valores interagem na hipertextualidade. Educação Em Foco, 12(14), 13–39. https://doi.org/10.24934/eef.v12i14.82
Edição
Seção
Artigos
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