A brincadeira de papéis sociais como atividade promotora do desenvolvimento humano nas escolas de Educação Infantil

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8298

Palavras-chave:

Educação, Desenvolvimento infantil, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Este estudo apresenta algumas considerações sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento humano com base na Teoria Histórico-Cultural e tem como objetivo discutir a função da brincadeira de papéis sociais como elemento potencializador do desenvolvimento infantil. As ações desta pesquisa foram efetivadas em uma escola municipal de Educação Infantil, a partir da observação de uma turma de crianças de cinco anos. Para tanto, foi estruturada uma pesquisa qualitativa baseada na observação participante dos espaços/tempos organizados para as crianças. A análise dos dados evidencia que o desenvolvimento infantil por meio das brincadeiras ocorre de maneira efetiva quando os espaços e as intervenções dos educadores se ancoram no desenvolvimento proximal das crianças. Ademais, foi possível perceber como a gestão e o professor da turma favoreceram a autonomia das crianças. O exposto valida a ideia de que as brincadeiras de papéis sociais podem contribuir para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Camila Nascimento de Souza, UNESP

Graduada em Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília, SP. Membro de Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Especificidades da Docência na Educação Infantil (GEPEDEI)

Maria Zambom Favinha, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, Unesp

Graduada em Letras e Pedagogia pela Universidade de Marília. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília, SP. Atualmente é professora-coordenadora de Escola de Educação Infantil do Sistema Municipal de Marília, São Paulo, Brasil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Especificidades da Docência na Educação Infantil (GEPEDEI) e do grupo “Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural”nesp.br)

Tatiana Schneider Vieira de Moraes, Departamento de Educação do Instituto Biociências de Rio Claro, Unesp

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Campus de Botucatu, SP. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Campus de Ribeirão Preto. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Campus de São Paulo. Atualmente é docente vinculada ao Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Campus de Rio Claro, SP e ao Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade de Campinas (Unicamp). Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Alfabetização Científica (GEPAC) e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Especificidades da Docência na Educação Infantil (GEPEDEI) e do grupo “Formar-Ciências”, da Unicamp.

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Publicado

24/12/2024

Como Citar

Nascimento de Souza, C., Zambom Favinha, M. A., & Schneider Vieira de Moraes, T. (2024). A brincadeira de papéis sociais como atividade promotora do desenvolvimento humano nas escolas de Educação Infantil. Educação Em Foco, 27(53), 1–30. https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8298