A brincadeira de papéis sociais como atividade promotora do desenvolvimento humano nas escolas de Educação Infantil
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https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8298Palavras-chave:
Educação, Desenvolvimento infantil, Teoria Histórico-CulturalResumo
Este estudo apresenta algumas considerações sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento humano com base na Teoria Histórico-Cultural e tem como objetivo discutir a função da brincadeira de papéis sociais como elemento potencializador do desenvolvimento infantil. As ações desta pesquisa foram efetivadas em uma escola municipal de Educação Infantil, a partir da observação de uma turma de crianças de cinco anos. Para tanto, foi estruturada uma pesquisa qualitativa baseada na observação participante dos espaços/tempos organizados para as crianças. A análise dos dados evidencia que o desenvolvimento infantil por meio das brincadeiras ocorre de maneira efetiva quando os espaços e as intervenções dos educadores se ancoram no desenvolvimento proximal das crianças. Ademais, foi possível perceber como a gestão e o professor da turma favoreceram a autonomia das crianças. O exposto valida a ideia de que as brincadeiras de papéis sociais podem contribuir para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil.
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