GRANDE HERA! OS HERÓIS CHEGARAM NA SALA DE AULA:
uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8321Palavras-chave:
Super-Heróis. Revisão Sistemática de Literatura. Práticas Pedagógicas. Sala de aula.Resumo
O estudo teve como objetivo investigar o uso de super-heróis nas práticas pedagógicas por professores em sala de aula em diferentes níveis de ensino por meio de uma revisão sistemática de literatura. A pesquisa abrangeu bases de dados em língua portuguesa e inglesa, resultando na seleção de oito trabalhos para análise quantitativa e qualitativa. Os resultados indicam que as práticas com super-heróis ocorreram no Ensino Médio e Superior, principalmente na área de Física, com registros nas áreas de Biologia e Sociologia. A maior parte das publicações concentra-se na última década, predominantemente nos Estados Unidos e nos Países Baixos. Encontramos, nos trabalhos analisados, propostas de atividades e práticas realizadas, o que demonstra que mesmo as publicações não se referem a ações efetivamente implementadas, mas a propostas. Concluímos que a utilização de super-heróis nas práticas pedagógicas representa uma oportunidade promissora para a aprendizagem significativa, embora ainda esteja em estágio inicial.
Downloads
Referências
AUSUBEL, D.; NOVAK, J.; HANESIAN, H.. Psicologia educacional. Tradução Eva Nick. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
CARNICEL, Amarildo. Quadrinhos: os super-heróis invadem a sala de aula. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 95–104, 2006. DOI: 10.20396/resgate.v14i15.8645642. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645642. Acesso em: 29 dez.
2023.
CORDEIRO, A.M., OLIVEIRA, G. M. DE, RENTERÍA, J.M.; GUIMARÃES, C. A. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 34. n.6, p. 428-431, 2007.
BROWN, S., SMITH, J., MCALLISTER, M., JOE, L.. Superhero physiology: the case for Captain America. 2016.
BURTON, C. Superhero as Metaphor: Using Creative Pedagogies to Engage. 2008.
FITZGERALD. B. Exploring the electromagnetic spectrum with superheroes. 2018a.
FITZGERALD. B. Using superheroes such as Hawkeye, Wonder Woman and the Invisible Woman in the physics classroom. 2018b.
FITZGERALD. B.; PLOTZ. T.. How to Teach the Electromagnetic Spectrum with Superheroes. 2020.
FRANCO, M.A.R.S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. 2016.
GOMES, Fábio de Souza. Vingadores: Ultimato | Todos os recordes do filme: Longa fecha a Saga do Infinito do Universo Marvel. [S. l.], 19 maio 2019. Disponível em: https://www.omelete.com.br/marvel-cinema/vingadores-ultimato-endgame/vingadores-ultimato-todos-os-recordes-do-filme. Acesso em: 29 dez. 2023.
HALL, K.; LUCAL, B. Tapping into parallel universes: using superhero comic books in sociology courses. 1999.
NASCIMENTO JUNIOR, Francisco de Assis. Quarteto fantástico: ensino de física, histórias em quadrinhos, ficção científica e satisfação cultural. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. doi:10.11606/D.81.2013.tde-23042013-113427. Acesso em: 2023-12-29.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2017.
MOREIRA, M. A. Ensino e aprendizagem: enfoques teóricos. São Paulo: Moraes, 1995.
MOREIRA, M. A. A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. In: MOREIRA, A. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, EPU, 1999,151-165p.
MOREIRA, Marco Antonio. Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. e20200451, 2021.
NASCIMENTO J. Francisco De Assis. Quarteto fantástico: ensino de física, história em quadrinhos, ficção científica e satisfação cultural. 2013.
SILVA, A. C. Eletromagnetismo e o anti-herói magneto: uma possível abordagem no ensino médio. 2012.
WESCHENFELDER, Gelson Vanderlei. Aspectos educativos das histórias em quadrinhos de super-heróis e sua importância na formação da consciência moral, na perspectiva da ética aristotélica das virtudes. 2011.
WESCHENFELDER, Gelson Vanderlei; FRADKIN, Chris; YUNES, Maria Angela Mattar. Super-heróis como Recursos para Promoção de Resiliência em Crianças e Adolescentes. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 33, p. e33425, 2017.
ZEHR, E. Paul. From Claude Bernard to the Batcave and beyond: using Batman as a hook for physiology education. Advances in Physiology Education, v. 35, n. 1, p. 1-4, 2011.
ZEHR, E. Paul. Avengers Assemble! Using pop-culture icons to communicate science. Advances in physiology education, v. 38, n. 2, p. 118-123, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Aceito 2024-09-09
Publicado 2025-03-11