Considerações sobre a avaliação da pós-graduação stricto sensu nacional no contexto do quadriênio 2017-2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8485

Palavras-chave:

Avaliação., Capes, Qualidade, Pós-Graduação

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar considerações acerca da avaliação da pós-graduação stricto sensu nacional no contexto do quadriênio 2017-2020 e do aperfeiçoamento dos instrumentos utilizados na avaliação para a qualidade da formação de mestres e de doutores. Nesse intuito foi realizada pesquisa documental e exploratória em documentos produzidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e o levantamento de trabalhos acadêmicos publicados na atualidade sobre as temáticas: avaliação da Capes e qualidade na pós-graduação stricto sensu. O estudo mostrou que o quadriênio avaliativo 2017-2020 da Capes buscou incrementar o debate e a promoção de melhorias para a qualidade da pós-graduação stricto sensu do Brasil. Espera-se que esse estudo possa colaborar com a construção do conhecimento científico acerca da importância da avaliação da Capes para a qualidade da pós-graduação stricto sensu nacional.

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Biografia do Autor

Flavia Nemer, UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

 Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca. Atua na Universidade Federal Fluminense como Técnica em Assuntos Educacionais.

Patricia Monteiro, Universidade Estácio de sá

Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté, Brasil (2005). Trabalha na Educação Superior e em programas de Pós-Graduação stricto sensu. Atua na Universidade Estácio de Sá (UNESA) e na Universidade de Taubaté (UNITAU).

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Publicado

11/03/2025

Como Citar

UMBELINO NEMER, F., & Ortiz Monteiro, P. D. (2025). Considerações sobre a avaliação da pós-graduação stricto sensu nacional no contexto do quadriênio 2017-2020. Educação Em Foco, 28(54), 1–19. https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8485
Recebido 2024-02-26
Aceito 2024-09-05
Publicado 2025-03-11