Considerações sobre a avaliação da pós-graduação stricto sensu nacional no contexto do quadriênio 2017-2020
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8485Palavras-chave:
Avaliação., Capes, Qualidade, Pós-GraduaçãoResumo
O objetivo deste artigo é apresentar considerações acerca da avaliação da pós-graduação stricto sensu nacional no contexto do quadriênio 2017-2020 e do aperfeiçoamento dos instrumentos utilizados na avaliação para a qualidade da formação de mestres e de doutores. Nesse intuito foi realizada pesquisa documental e exploratória em documentos produzidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e o levantamento de trabalhos acadêmicos publicados na atualidade sobre as temáticas: avaliação da Capes e qualidade na pós-graduação stricto sensu. O estudo mostrou que o quadriênio avaliativo 2017-2020 da Capes buscou incrementar o debate e a promoção de melhorias para a qualidade da pós-graduação stricto sensu do Brasil. Espera-se que esse estudo possa colaborar com a construção do conhecimento científico acerca da importância da avaliação da Capes para a qualidade da pós-graduação stricto sensu nacional.
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Aceito 2024-09-05
Publicado 2025-03-11