O processo educacional brasileiro: um breve olhar ético e histórico acerca do sujeito afrodescendente

Autores

  • Adriana dos Reis Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG
  • Maysa de Pádua Teixeira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v12i14.86

Palavras-chave:

Educação, história, etnia, afrodescendentes.

Resumo

A proposta deste trabalho é construir um discurso, abordando aspectos éticos e diferenciais envoltos no contexto educacional trilhado pelos afrodescendentes brasileiros. Afinal, é comum vivenciar nas escolas, desde outrora, a marcante presença do preconceito racial em relação aos negros. Pensamos que compreender a diversidade étnica e cultural do Brasil pode ser uma maneira de romper com as barreiras impostas pelas diferenças. Dessa forma, ao longo deste estudo, buscamos uma compreensão dos mecanismos que engendraram o processo educacional brasileiro, bem como a problemática da inserção do negro nessa realidade. Esclarecemos que os elementos discursivos estabelecidos nesta pesquisa são corroborados por fatos históricos suscitados pela criação e divulgação de determinados estereótipos acerca do povo africano e promovidos a partir do imaginário socio-econômico brasileiro.

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Biografia do Autor

Adriana dos Reis Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG).

Maysa de Pádua Teixeira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG).

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Publicado

04/02/2010

Como Citar

Silva, A. dos R., & Teixeira, M. de P. (2010). O processo educacional brasileiro: um breve olhar ético e histórico acerca do sujeito afrodescendente. Educação Em Foco, 12(14), 105–121. https://doi.org/10.24934/eef.v12i14.86