O processo educacional brasileiro: um breve olhar ético e histórico acerca do sujeito afrodescendente
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v12i14.86Palavras-chave:
Educação, história, etnia, afrodescendentes.Resumo
A proposta deste trabalho é construir um discurso, abordando aspectos éticos e diferenciais envoltos no contexto educacional trilhado pelos afrodescendentes brasileiros. Afinal, é comum vivenciar nas escolas, desde outrora, a marcante presença do preconceito racial em relação aos negros. Pensamos que compreender a diversidade étnica e cultural do Brasil pode ser uma maneira de romper com as barreiras impostas pelas diferenças. Dessa forma, ao longo deste estudo, buscamos uma compreensão dos mecanismos que engendraram o processo educacional brasileiro, bem como a problemática da inserção do negro nessa realidade. Esclarecemos que os elementos discursivos estabelecidos nesta pesquisa são corroborados por fatos históricos suscitados pela criação e divulgação de determinados estereótipos acerca do povo africano e promovidos a partir do imaginário socio-econômico brasileiro.Downloads
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Publicado
04/02/2010
Como Citar
Silva, A. dos R., & Teixeira, M. de P. (2010). O processo educacional brasileiro: um breve olhar ético e histórico acerca do sujeito afrodescendente. Educação Em Foco, 12(14), 105–121. https://doi.org/10.24934/eef.v12i14.86
Edição
Seção
Artigos
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