Gestores de empresas de transporte coletivo urbano e as necessidades de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v12i14.87Palavras-chave:
Liderança, gestão, aprendizagem organizacional.Resumo
A pesquisa que sustenta este artigo teve como objetivo principal identificar e analisar comparativamente as necessidades de aprendizagem das habilidades de liderança para gestores de transporte coletivo urbano no Brasil (Belo Horizonte) e em Angola (Luanda). A pesquisa qualitativa – estudo comparativo de casos – foi realizada com aplicação de questionário do tipo aberto-fechado, em formato eletrônico, enviado por e-mail para os participantes indicados pela direção das empresas. A análise dos resultados evidenciou que os gestores das duas organizações declararam possuir boa habilidade de liderança, de acordo com a escala utilizada. Dentre as 11 habilidades de liderança pesquisadas, sete foram classificadas como as que apresentam nível mais alto para serem aprendidas. Vale ressaltar que na metodologia utilizada, é o indivíduo quem identifica as habilidades de liderança que precisa aprender e o quanto considera necessário aprender sobre cada uma delas. A partir daí, entende-se que as ações e atividades de aprendizagem estejam mais alinhadas a cada gestor, evitando ações que não contribuam efetivamente para o seu desenvolvimento.Downloads
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Publicado
04/02/2010
Como Citar
Bomfin, D. F., & dos Santos, M. A. (2010). Gestores de empresas de transporte coletivo urbano e as necessidades de aprendizagem. Educação Em Foco, 12(14), 123–147. https://doi.org/10.24934/eef.v12i14.87
Edição
Seção
Artigos
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