Experiência docente e desafios extremos: aproximações entre experiência de si e tempos de desilusão
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v13i15.90Palavras-chave:
Experiência de si, experiência docente, desilusão social, Walter Benjamin, Michel Foucault.Resumo
A experiência docente tem sido tratada a partir dos estudos sobre os saberes práticos do professor. Em razão disso, vários desses estudos atestam que os saberes da docência podem ser classificados em saberes de professores novatos, experientes e de aposentados; e, ainda, saberes da formação inicial, da formação continuada, curriculares, pedagógicos, experienciais etc. O presente artigo pretende mostrar algumas lacunas sobre esse debate principalmente em função da exclusão de autores que discutiram a experiência propriamente dita. É por esse motivo que o texto retoma alguns estudos de Benjamim e Foucault sobre o tema a fim de problematizar a noção atual de experiência docente. Porém, mais do que isso, quer convidar os pesquisadores e os professores a pensarem com mais rigor a relação docência e sociedade contemporânea, posto que é nesse contexto que a experiência necessita ser pensada. Afinal, a experiência é um caminho aberto ao desconhecido.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
10/08/2010
Como Citar
Favacho, A. M. P. (2010). Experiência docente e desafios extremos: aproximações entre experiência de si e tempos de desilusão. Educação Em Foco, 13(15), 37–60. https://doi.org/10.24934/eef.v13i15.90
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.