Ensino rural primário em Minas Gerais no início do século XX: fundamentos e representações da escola
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v13i16.96Palavras-chave:
educação rural, instrução primária, República, fundamentos, história da educação.Resumo
No presente artigo objetivamos analisar as representações da educação, do ensino e da instrução rural para crianças em Minas Gerais, no período da República Velha. Ao tratarmos de tal época, recorreremos também às teorias contemporâneas da educação para subsidiar nossas reflexões. Entendemos que os fundamentos modernos da educação escolar e as novas tecnologias de aprendizagem são fundantes para o repensar de processos educacionais com vistas na história da educação; são paradigmas importantes, são reconfigurações epistemológicas das ciências da educação. Destacamos uma das indagações: quais formas de representações de práticas educativas nos/dos processos de educação/instrução das crianças no meio rural são expressas nos documentos pesquisados? Em termos metodológicos, recorremos às fontes primárias a exemplo das Mensagens Presidenciais disponíveis no site do Centro de Pesquisa dos Recursos Globais da Rede de Bibliotecas sediado em Chicago, Estados Unidos, e de fotografias encontradas no site do Arquivo Público Mineiro, em Belo Horizonte, Minas Gerais.Downloads
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Publicado
04/01/2011
Como Citar
Barros, J. A. (2011). Ensino rural primário em Minas Gerais no início do século XX: fundamentos e representações da escola. Educação Em Foco, 13(16), 41–66. https://doi.org/10.24934/eef.v13i16.96
Edição
Seção
Artigos
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