Experiência com parceiros mais velhos e desenvolvimento de crianças na creche
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v13i16.99Palavras-chave:
creche, faz de conta, zona de desenvolvimento proximal.Resumo
Neste artigo analisamos as ações e narrativas de crianças numa situação de brincadeira livre, bem como o papel do educador em favorecer ou não a criatividade das mesmas no contexto da dramatização. Participaram do estudo uma educadora, quatro crianças de três anos de idade e quatro crianças de quatro anos, numa creche pública. Para realizar a atividade de dramatização, a educadora utilizou um saco com quatro fantoches (de mais ou menos um metro cada um deles): uma bruxa, uma menina, um menino e um bicho diferente, sem gênero definido (“Bicho Cárie”). Ela solicitou às crianças que fizessem dramatizações utilizando os fantoches. Nosso objetivo foi investigar em que medida as crianças mais novas eram capazes de identificar e assumir o ponto de vista das mais velhas. Os episódios interativos foram gravados em vídeo e, posteriormente, analisados. Os resultados indicaram que, algumas vezes, o educador tem dificuldade de se engajar nas brincadeiras e aceitar modos de lidar com a situação imaginária diferentes dos planejados. Por outro lado, ele se constitui num mediador das interações sociais e produções criativas das crianças.Downloads
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Publicado
04/01/2011
Como Citar
Santos, C. C. B., Moreira, A. R. C. P., & de Vasconcellos, V. M. R. (2011). Experiência com parceiros mais velhos e desenvolvimento de crianças na creche. Educação Em Foco, 13(16), 115–146. https://doi.org/10.24934/eef.v13i16.99
Edição
Seção
Artigos
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