Os organismos internacionais e o projeto nacional-desenvolvimentista: o INEP e o projeto de modernização e democratização do país
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.336Keywords:
Democracia e Educação, Educação e desenvolvimento econômico, Centros Brasileiros de Pesquisas EducacionaisAbstract
Este trabalho sintetiza os elementos centrais do Nacional Populismo no Brasil, evidenciando o papel ideológico do discurso da democratização do país. Contextualiza assim, a criação do atual Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP e do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais – CBPE e evidencia os pressupostos teóricos que orientaram essas instituições: na área da economia política, o pensamento nacional-desenvolvimentista de influência isebina, e na área da filosofia educacional, o pragmatismo deweyano. O presente trabalho demonstra ainda, a vinculação dos projetos desenvolvidos por essas instituições, com as orientações dos Organismos Internacionais. Ficam explícitas, portanto, as formas de materialização das relações entre o desenvolvimento econômico e os projetos educativos nesse período da história da educação brasileira.
Palavras-chave: CBPE; Democracia e Educação; INEP; Nacional-desenvolvimentismo; Organismos Internacionais.
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