O atual modelo de avaliação da CAPES - seus impactos sobre as vidas profissional e pessoal dos docentes de um programa de pós-graduação em letras
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v12i13.74Keywords:
Atual modelo de avaliação da CAPES, produtivismo, intensificação do trabalho, síndromes de etiologias variadas.Abstract
Este trabalho analisa o Modelo de Avaliação da CAPES e seus impactos sobre a vida profissional e pessoal dos professores de um programa de pós-graduação em letras vinculado a uma universidade particular de Belo Horizonte. A pesquisa se desenvolveu no decorrer de 2008 através de um estudo de casos que utilizou a análise documental e a entrevista semiestruturada. O programa investigado é bem avaliado pela CAPES e seus docentes, doutores e pós-doutores se destacam no cenário acadêmico. A pesquisa evidenciou que todos professores criticaram o referido modelo por valorizar a dimensão quantitativa em detrimento da qualitativa; questionaram a pressão para aumentar suas produtividades; afirmaram não dispor de tempo para o lazer; informaram sofrer de síndromes de etiologias variadas. Finalmente, alguns professores explicitaram que estão aprendendo a lidar com o estresse e dedicando-se mais à família.Downloads
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2009-08-01
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Oliveira, M. A. M., & Freitas, M. V. M. T. (2009). O atual modelo de avaliação da CAPES - seus impactos sobre as vidas profissional e pessoal dos docentes de um programa de pós-graduação em letras. Educação Em Foco, 12(13), 29–52. https://doi.org/10.24934/eef.v12i13.74
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Artigos
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