Curso de Pedagogia no Brasil: olhando o passado, compreendendo o presente
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v14i17.104Palabras clave:
curso de Pedagogia, trajetória do curso, disputas de projetos, diretrizes curriculares nacionais.Resumen
O objetivo do artigo é analisar a trajetória do curso de Pedagogia no Brasil para melhor compreender as perspectivas que apresenta para o desenvolvimento do campo educacional brasileiro. Explicita a sua inserção no interior das disputas mais amplas que sempre estão presentes nas definições educacionais de uma nação. Sua história é abordada considerando o contexto sociocultural no qual esteve imerso e a jurisprudência presente nas leis educacionais, orientadores dos currículos que caracterizaram diferentes perfis profissionais aos egressos do curso. São tomados como referência principal três momentos da trajetória do curso: o movimento dos educadores das décadas de 1920 e 1930, focalizando duas experiências de formação do professor primário em nível superior; o período que compreende a história do curso desde sua criação em 1939, até as mudanças impetradas no contexto das leis 4.024 de 1961, 5.540, de 1968 e 5.692, de 1971 e, ainda, o período caracterizado por intencionalidades antagônicas a respeito do curso, a partir de meados da década de 1970, no qual os debates a respeito do curso levaram às definições atuais. Na análise, buscamos evidenciar questões fundamentais nas quais se consubstanciaram os históricos dissensos em relação ao curso de Pedagogia e à identidade do pedagogo, situando-os frente aos projetos educativos em desenvolvimento.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-09-20
Cómo citar
Scheibe, L., & Durli, Z. (2011). Curso de Pedagogia no Brasil: olhando o passado, compreendendo o presente. Educação Em Foco, 14(17), 79–109. https://doi.org/10.24934/eef.v14i17.104
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.