Disparidades comunicacionais contemporâneas: adolescentes, games e escola

Autores/as

  • José Baêta Zille Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v15i20.124

Palabras clave:

Adolescente, escola, games, tecnologias emergentes

Resumen

Neste artigo serão apresentados alguns resultados de estudo que procurou avaliar, por meio dos games, parte do universo em que se encontram adolescentes e suas relações. A ideia é desvendar um processo de comunicação tácito entre adolescentes e escola. Para dar cabo à proposta, procurou-se verificar o pensamento presente na escola, de um lado, e dos adolescentes do outro, passando pelos preceitos gerados no universo dos games, uma vez que esses últimos são elementos de grande interesse e de presença marcante na vida do jovem contemporâneo. Os dados foram levantados no segundo semestre de 2009 e primeiro de 2010 em LAN houses, junto a gerentes e adolescentes frequentadores e em escolas, junto a adolescentes e professores. Através de questionários e entrevistas, procurou-se delinear um panorama dessa parte do universo do adolescente em que se encontram o próprio adolescente, a escola e os games.

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Publicado

2013-04-03

Cómo citar

Zille, J. B. (2013). Disparidades comunicacionais contemporâneas: adolescentes, games e escola. Educação Em Foco, 15(20), 59–77. https://doi.org/10.24934/eef.v15i20.124