Percursos de aprendizagem na produção de textos escritos / Learning paths to the texts written production
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1270Palabras clave:
aprendizagem, produção, textos escritos, alfabetizaçãoResumen
Este estudo investiga o percurso empreendido pela criança como sujeito-autor (COSTA VAL et al., 2008; ROCHA, 1999) na alfabetização, realizando uma análise de textos de alunos de uma turma do 2° ano do Ensino Fundamental, produzidos a partir de uma atividade, proposta em um livro didático e complementada pela professora regente da turma, de produção de texto escrito. Apesar de o enfoque ser na sala de aula, considerou-se o texto como fenômeno social, com a produção de textos sendo na escola, mas não para a escola e, sim, para além dela (GERALDI, 2003; MARCHUSCHI, 2008). A análise demonstrou diferentes percursos de aprendizagem do texto escrito, entendidos como inerentes ao processo dessa aprendizagem. Os resultados ainda evidenciaram a importância de se apreender o texto em sua totalidade e também de se investigar a aprendizagem da escrita em diferentes situações (texto, frase, palavra), no processo de alfabetização.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-09-20
Cómo citar
Sá Rocha, G. A., & Martins, R. M. F. (2018). Percursos de aprendizagem na produção de textos escritos / Learning paths to the texts written production. Educação Em Foco, 21(34), 301–320. https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1270
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.