As práticas culturais em uma sala de aula de Psicologia em Cabinda/Angola / The cultural practices in the Psychology classrom in Cabinda/Angola
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1604Palabras clave:
Psicologia Histórico-Cultural, Sistema Educativo Angolano, Etnografia em Educação.Resumen
O presente estudo tem como objetivo compreender as práticas culturais de uma sala de aula do curso de Ensino de Psicologia de uma Universidade de Cabinda, em Angola. Fundamentando-se na abordagem teórico-metodológica da Psicologia Histórico-Cultural e da Etnografia em Educação desenvolvemos um estudo contrastivo entre gêneros, tempo de trabalho/estudo e organização da sala de aula. Obteve-se como resultados: o uso da prática histórica angolana da tradição oral e a utilização de práticas de saber de cor como constituintes da formação intelectual das/dos estudantes; os tempos de estudo e trabalho; e relações de gênero entre as/os estudantes angolanos com desigualdades fortemente delineadas, realidade que se encontra atualmente em transformação.
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