Formação ao Longo da Vida (FLV): o que o trabalhador quer aprender?
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v16i21.239Palabras clave:
Formação ao longo da vida, Práticas educativas, Trabalhadores da Construção CivilResumen
A Formação ao Longo da Vida porta a ideia do educando como protagonista do seu processo educativo, de aquisição permanente de conhecimentos em todos os níveis da sociedade e de desenvolvimento da pessoa através do acesso ao conhecimento. Assim, nem sempre o que o aluno trabalhador deseja aprender faz parte dos saberes valorizados pelo mercado de trabalho e, quando faz parte, nem sempre ele vai ao encontro desses saberes para atender o mercado. Ainda que ele faça uso dos diplomas e certificados obtidos nos cursos, uma pesquisa realizada com trabalhadores da construção civil sugere que eles estão mais preocupados em compreender o seu fazer cotidiano a partir do acesso a saberes por eles denominados de teóricos. Eles estão interessados, ainda, em adquirir uma linguagem, seja acadêmica, seja técnica, que lhes permita não apenas melhor expor e valorizar os seus conhecimentos, mas também dialogar de igual para igual com os seus superiores.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-11-25
Cómo citar
Tomasi, A. de P. N. (2013). Formação ao Longo da Vida (FLV): o que o trabalhador quer aprender?. Educação Em Foco, 16(21), 91–117. https://doi.org/10.24934/eef.v16i21.239
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.